Estágio entre Jeddah e Al Wajh ainda teve Fernando Alonso fora do top-10 e incêndio em carro
Os lituanos Vaidotas Zala e Saulius Jurgelenas venceram neste domingo (5) a primeira especial do Rally Dakar entre os competidores dos carros. A dupla, que compete com um Mini, percorreu os 319 quilômetros cronometrados entre as cidades de Jeddah até Al Wajh, na Arábia Saudita, em 3h19min04s, surpreendendo os principais favoritos do maior rali do planeta neste primeiro dia de competições.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
A segunda posição ficou com o multicampeão Stéphane Peterhansel, que neste ano tem como navegador o português Paulo Fiuza. A dupla acabou o percurso com um atraso de 2min14s em relação a Zala e Jurgelenas. Também com um Mini, Carlos Sainz e Lucas Cruz ficaram com a terceira colocação.
Atuais campeões do Dakar, Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel fecharam a primeira especial desta edição com a quarta colocação, sendo seguidos pelos companheiros de Toyota Bernhard ten Brinke e Tom Colsoul, dupla que fechou a lista dos cinco primeiros na abertura da prova.
Mathieu Serradori e Fabian Lurquin, com um Buggy, fecharam em sexto, logo à frente de Orlando Terranova e Bernardo Graue, argentinos da Mini. Yazeed Al-Rajhi e Konstantin Zhiltsov apareceram em oitavo com um Toyota, enquanto Vladimir Vasilyev e Vitaly Yevtyekhov foram os nonos. Erik van Loon e Sébastien Delaunay fecharam o top-10.
Em sua estreia no Dakar, o bicampeão mundial de Fórmula 1 Fernando Alonso, que tem como navegador o também espanhol Marc Comá, terminou a especial em 11º com um Toyota. O piloto terminou 15min27s atrasado em relação aos vencedores do estágio. Já Giniel de Viliers e Alex Bravo, com outro Toyota, foram os 14º colocados.
A prova, porém, não foi livre de problemas. O bicampeão das 24 Horas de Le Mans Romain Dumas teve que abandonar a prova logo na abertura. O francês viu o Buggy que conduzia se incendiar ainda no quilômetro 65 da especial, sendo obrigado a deixar o veículo e abandonar o Dakar.
O maior rali do mundo terá sequência nesta segunda-feira (6), quando a caravana da prova deixará Al Wajh para seguir em direção a Neom, em um percurso total de 401 quilômetros, sendo 367 deles cronometrados.
LEIA MAIS:
Conheça o percurso da edição deste ano do Rally Dakar