Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que o esporte já vai entrar no programa da próxima edição dos Jogos Olímpicos da Juventude
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quarta-feira (8) uma série de detalhes sobre os Jogos Olímpicos da Juventude de 2022. Esta edição será realizada na cidade de Dacar, a capital do Senegal. Será portanto a primeira vez na história que a África vai sediar um evento olímpico deste porte. Entre as novidades, o COI anunciou a introdução de dois novos esportes. O Beisebol de 5 e o Kung Fu.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram
O Kung Fu esteve em vias de virar um novo esporte olímpico e chegou perto de ser aceito já nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Mas acabou não entrando na lista das novidades dos Jogos do Japão deste ano. Agora, a modalidade ganha um sopro de esperança. Isso porque sabe-se internamente que a escolha da modalidade para os Jogos Olímpicos da Juventude pode abrir caminho para algo ainda maior no futuro.
Vale lembrar que o Kung Fu é um termo ocidental que serve para nomear as artes marciais chinesas. Na China, este termo é o wushu, e será assim que ele será representado nos jogos de Dacar, no Senegal. Com a entrada da modalidade, o COI espera empolgar ainda mais a população jovem para os Jogos Olímpicos da juventude.
Outras decisões
Ainda sobre os Jogos Olímpicos da Juventude de Dacar, o COI divulgou outras decisões. Uma delas é que os Jogos vão começar no período de novembro. A entidade escolhe portanto o período de estações mais secas e de mais calor no hemisfério Sul. Foi o o que aconteceu, por exemplo, nos Jogos de Buenos Aires, na Argentina, em 2018.
Meses atrás o Comitê já tinha decidido que os Jogos vão ter eventos de skate, escalada e surfe. Dessa forma, os programas olímpicos que serão utilizados nos Jogos de Tóquio, em 2020, e de Paris, em 2024 serão contemplados em Dacar.
O presidente da Comissão de Coordenação do COI falou sobre o evento. “Os preparativos para o primeiro evento olímpico no continente africano estão progredindo rapidamente e bem no caminho certo. A primeira reunião da Comissão de Coordenação foi realizada com êxito em Dacar no final de outubro do ano passado e alcançamos marcos importantes com as duas decisões hoje”, disse ele “Com as datas e o programa esportivo confirmados, equipes e atletas agora têm informações cruciais para refinar seu planejamento e aspirar a participar de um evento histórico”, completou.