PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Esportes Olímpicos Jornalista esportiva sofre ataque machista de companheiro de profissão

Jornalista esportiva sofre ataque machista de companheiro de profissão

Henry Zatz
Colaborador do Torcedores.com.

Sven Spoormakers, repórter e ex-ciclista, fez um comentário sexista sobre a roupa de Belén Mendiguren

Nesta quarta-feira, dia 29/01, o ex-clicista belga Sven Spoormakers fez uma postagem machista que repercutiu mal nas redes sociais. Ele criticou a roupa que a repórter da ESPN Belén Mendiguren usava.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Está frio na Argentina”, questionou ele apontando para o top que sua colega de profissão utilizava na cobertura da “Vuelta de San Juan”. A postagem foi deletada, mas alguns portais, como The Sun, compartilharam o print. Veja:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A repercussão foi péssima entre fãs do ex-atleta, profissionais da área e usuários de rede social.

A jornalista Sophie Smith foi bem enfática respondendo ao tweet. “Então é culpa dela que você não consegue parar de olhar para os peitos dela? O que ela deveria fazer, usar um saco de batatas para você não ficar excitado? Se eu tirar uma foto sua no trabalho, postar e comentar quão pequeno seu pênis parece num shorts você ficaria bem com isso?”

Ela ainda repostou o tweet comentando sobre a dificuldade que as mulheres têm no mercado de trabalho. “É sério? Por favor, me diga que isso se perdeu na tradução e você não acabou de objetificar uma repórter nova. Falando por experiência própria, deixe-me dizer que ela faz exatamente o mesmo trabalho que você, mas precisa se esforçar e suportar o dobro ainda por causa de besteiras como essa”.

Sven foi mais longe e respondeu, dizendo que a culpa era da repórter pela roupa. Este comentário também foi apagado, mas pode ser visto em alguns sites, como o RT. “Objetificando, sério? Para. Não jogue a carta feminista nesta. Ela sabe exatamente o que está vestindo – ou não – e por quê. Se eu entrevistasse uma atleta feminina com minhas bolas para fora, você também estaria brincando. Ou chamando isso de desgraça”.

Resposta de Belén Mendiguren

A própria jornalista envolvida no caso se posicionou a respeito. Primeiro ela citou o tweet e rebateu o ataque. “O que uso não permite piadas ou desrespeito por mim. Lamento que haja homens que parem para fazer esses comentários infelizes. O que você acha engraçado faz parte de um equipamento machista que machuca e machuca muito as mulheres”.

Depois disso, ela passou a agradecer diversos comentários de apoio. Dentre eles, inclusive, o de Sophie Smith. “Obrigado Sophie, vai levar tempo, mas eu realmente espero que os homens finalmente entendam que esse tipo de comentário é uma questão de gênero complexa. Vivemos com esse tipo de violência de gênero desde que nascemos. Convido todos a perguntar a suas amigas mais próximas sobre isso como um primeiro passo”.

 

PUBLICIDADE

Por fim, na manhã desta quinta-feira, dia 30/01, Spoormakers voltou a tocar no assunto, mas desta vez para se desculpar. “O que era para ser uma observação engraçada, acabou sendo ofensivo para muitas pessoas. Isso foi um julgamento ruim. Desculpe. E para @lelumendy (Belén Mendiguren) em particular: nunca nos conhecemos, mas se você estiver na Bélgica, poderá descobrir que eu não sou o brontossauro que você pensa que sou”.

PUBLICIDADE

Mesmo assim, ele continua sendo criticado com comentários dizendo que agora é tarde e que o pedido de desculpas sugere que o problema está com quem se sentiu ofendido e não com o comentário em si.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Gabriel Medina ganha filme e exalta vaga na Olimpíada: “Além dos meus sonhos”

Willian se torna o 3º maior artilheiro do Palmeiras no século e reconhece: “não tenho dimensão disso”

Técnico do Egito confirma intenção de levar Mohamed Salah para as Olimpíadas de Tóquio

PUBLICIDADE

Sport Recife busca acordo com o Sporting após ser acionado na justiça por negociação com André

Better Collective