Jesualdo será o treinador mais velho da história do Brasileirão; confira a lista
Apresentado nesta semana como novo treinador do Santos, Jesualdo Ferreira lidera lista de treinadores mais velhos da história do Brasileirão
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O treinador português Jesualdo Ferreira foi apresentado nesta última quarta-feira (8), como o novo treinador do Santos para a temporada 2020. Jesualdo assinou um contrato de 12 meses com o Peixe, e já afirmou que este poderá ser o último trabalho da sua carreira de treinador.
Jesualdo possui uma história bastante extensa e respeitada no futebol, com base em Portugal, sendo multicampeão pelo Porto, mas também conquistou títulos em outros continentes, como nos trabalhos à frente do Zamalek, do Egito, e do Al Sadd, do Catar.
A nova empreitada, agora à frente do Santos, pode colocar Jesualdo na história do futebol brasileiro rapidamente, já que, caso permaneça até o início do Campeonato Brasileiro, o português se tornará o treinador mais velho da história do Brasileirão.
Para chegar a esse dado, o Torcedores realizou um levantamento, e listou os 10 treinadores mais velhos da história do Brasileirão, desde o início da era dos pontos corridos (2003), até a edição deste ano (2020):
1 – JESUALDO FERREIRA (73 ANOS E 8 MESES) – SANTOS 2020
O Brasileirão tem data marcada pra começar no dia 3 de maio, mas desde já, dentre os 20 clubes da Série A de 2020, é o novo treinador do Santos que lidera a lista. Jesualdo Ferreira, hoje com 73 anos e 8 meses, vai para seu 17º clube na carreira, e no mês que inicia o Brasileirão, completa 74 anos.
2 – EVARISTO DE MACEDO (72 ANOS E 3 MESES) – ATHLETICO 2005
Em setembro de 2005, o Athletico (à época, Atlético-PR) anunciou a contratação de Evaristo de Macedo para ajudar o clube naquele momento, que não estava em boa situação, e acabou terminando o campeonato na 6ª posição, após boa recuperação. Por lá, não chegou a ser campeão, mas sua história é recheada de títulos, como jogador e treinador.
Multicampeão estadual, campeão brasileiro em 88 com o Bahia, campeão da Copa do Rei em 83 com o Barcelona, e campeão da Copa do Brasil de 97 com o Grêmio, são só algumas das conquistas que preenchem a extensa carreira de Evaristo, hoje com 86 anos de idade.
3 – GENINHO (71 ANOS) – AVAÍ 2019
Em abril de 2018, Geninho foi anunciado como novo treinador do Avaí, em sua segunda passagem pelo clube, e assim como na primeira passagem, em 2014, conquistou o acesso para a Série A. Aos 71 anos disputou o Brasileirão de 2019, mas não conseguiu evitar a dança das cadeiras dos treinadores, e acabou demitido em junho de 2019. Campeão brasileiro em 2001 com o Athletico, Geninho, hoje com 73 anos, é o atual treinador do Vitória.
4 – FELIPÃO (70 ANOS E 10 MESES) – PALMEIRAS 2018 e 2019
A presença de Luis Felipe Scolari na lista não se dá apenas pela sua presença no Brasileirão de 2019 aos 70 anos, mas também por Felipão ter se tornado o treinador mais velho a vencer um Brasileirão, aos 70 anos e 16 dias, em 2018, comandando o Palmeiras.
Felipão se consolidou como um dos treinadores mais vitoriosos do futebol brasileiro, e entre suas conquistas estão 2 títulos do Brasileirão, 4 Copas do Brasil, 2 Libertadores, 1 Copa das Confederações, e 1 Copa do Mundo. Atualmente, Felipão está sem clube, após ter sido demitido do Palmeiras em setembro de 2019.
5 – GIVANILDO OLIVEIRA (70 ANOS E 3 MESES) – AMÉRICA-MG 2018
Também na edição de 2018, o América Mineiro anunciou a contratação de Givanildo Oliveira, à época com 70 anos e 3 meses, e assumia o Coelho pela quinta vez na carreira.
Nesta passagem pelo América, “o Rei do Acesso”, como é chamado, ficou até maio de 2019, quando foi demitido. Givanildo possui a marca de treinador com mais títulos estaduais na carreira, com 18 títulos. Hoje com 71 anos, Givanildo está sem clube.
6 – ANTÔNIO LOPES (70 ANOS E 4 MESES) – ATHLETICO 2011
Em setembro de 2011, após demitir Renato Gaúcho, o Athletico anunciou a contratação de Antônio Lopes, então com 70 anos e 4 meses, com a missão de salvar o clube do rebaixamento. Após três meses, com batalha até a última partida, o Furacão foi rebaixado, e Antônio Lopes acabou demitido do clube.
Antônio Lopes acumulou títulos na carreira, entre eles os títulos do Brasileirão de 97, com o Vasco e de 2005, com o Corinthians, além da Copa do Brasil de 92 com o Internacional, e a Libertadores de 98, com o Vasco.
7 – PAULO CÉSAR CARPEGIANI (69 ANOS E 8 MESES) – VITÓRIA 2018
Também na edição de 2018, em agosto, o Vitória anunciou a contratação de Paulo César Carpegiani para o comando do Leão no restante da temporada, com a missão de salvar a equipe do rebaixamento. Três meses depois, Carpegiani foi demitido, após sequência de resultados.
Multicampeão como jogador e treinador, Carpegiani, hoje com 70 anos e 11 meses, atualmente está sem clube.
8 – OSWALDO DE OLIVEIRA (68 ANOS E 9 MESES) – FLUMINENSE 2019
No Brasileirão de 2019, o Fluminense vivia momento delicado, brigando para escapar da zona do rebaixamento, e no final de agosto do mesmo ano, contratou Oswaldo de Oliveira. A passagem pelo tricolor foi bastante rápida, porém marcada por atrito com Paulo Henrique Ganso, e em meio a maus resultados, Oswaldo foi demitido um mês depois.
Oswaldo, hoje com 69 anos, conquistou o Campeonato Brasileiro de 99, e o Mundial de Clubes da FIFA de 2000, ambos com o Corinthians, e em seguida teve seus êxitos e carreira sólida no Japão, onde é ídolo. Atualmente, Oswaldo está sem clube.
9 – NELSINHO BAPTISTA (67 ANOS E 9 MESES) – SPORT 2018
Anunciado no final de 2017, Nelsinho Baptista, então com 67 anos, voltava ao Sport após 10 anos, quando foi campeão da Copa do Brasil de 2008. A passagem durou apenas cinco meses, e logo no começo do Brasileirão de 2018, Nelsinho pediu demissão, e fez duras críticas à diretoria do clube, fato que acabou marcando sua segunda passagem pelo Leão da Ilha.
Campeão brasileiro de 1990 com o Corinthians, Nelsinho, hoje com 69 anos, é o atual treinador do Kashiwa Reysol, do Japão, onde é ídolo da torcida e acumula títulos.
10 – VANDERLEI LUXEMBURGO (67 ANOS E 6 MESES) – PALMEIRAS 2020
Em dezembro de 2019, após o final do Brasileirão daquele ano, o Palmeiras anunciou a contratação de Vanderlei Luxemburgo, que chega a sua quinta passagem no Verdão. Aos 67 anos, Luxemburgo é um dos treinadores mais vitoriosos do país, chegando a treinar a Seleção Brasileira e o Real Madrid. Nos últimos anos, não vem emplacando trabalhos sólidos, e ganha mais uma oportunidade com o Palmeiras, visando títulos para 2020.
LEIA MAIS:
Presidente do Santos não pensa em negociar Marinho e avisa: “Só sai por 15 milhões de euros”
Saviola lamenta não ter jogado no futebol brasileiro e revela que esteve perto de Santos e Inter