Há 16 anos, Seleção Brasileira ficou sem a vaga no último Pré-Olímpico realizado pela Conmebol
Equipe comandada por André Jardine, busca vaga em Tóquio-2020 para evitar novo vexame
A Seleção Brasileira Sub-23 começa no próximo domingo (19), a disputa por uma vaga no torneio olímpico de futebol dos Jogos de Tóquio-2020.
Disputado pelas dez confederações filiadas à Conmebol, a competição será realizada na Colômbia valendo duas vagas nas Olimpíadas do Japão. Atual campeão, o Brasil não tem boas recordações de sua última participação no torneio.
Lembrando: desde 2004 a entidade não realizava um torneio específico para indicar seus representantes nos Jogos Olímpicos. De 2008 a 2016, os representantes do continente se classificavam via Sul-Americano Sub-20, que, ao mesmo tempo dava vaga ao Mundial da categoria.
Na última edição, em 2004, o Brasil era comandado pelo então promissor Ricardo Gomes, que tinha um plantel recheado de craques.
O time base era: Gomes (ex-Cruzeiro), Maicon (ex-Cruzeiro), Edu Dracena (ex-Cruzeiro), Alex (ex-Santos) e Maxwell (ex-Cruzeiro); Elano (ex-Santos), Fábio Rochemback (ex-Internacional), Daniel Carvalho (ex-Internacional) e Diego (ex-Santos); Dagoberto (ex-Atlético/PR) e Robinho (ex-Santos).
A equipe brasileira terminou seu grupo na primeira fase em segundo lugar, sendo obrigada a jogar uma repescagem onde venceria a Colômbia e garantiria vaga na fase derradeira.
No quadrangular final o Brasil estreou perdendo para a Argentina por 1 a 0, venceu os chilenos por 3 a 1 na sequência e precisava vencer o Paraguai para carimbar a vaga nos Jogos da Grécia-2004. No entanto, com uma equipe bem desfalcada acabou derrotado por 1 a 0, dando adeus ao sonho do ouro olímpico, até então inédito.
LEIA MAIS:
Do Palmeiras aos rivais Boca e River: 5 promessas gringas para você acompanhar no Pré-Olímpico
Reinier é um dos destaques dentre os principais jogadores pré-olímpicos