Home Extracampo Governo da Paraíba lança novo programa de incentivo ao esporte no Estado

Governo da Paraíba lança novo programa de incentivo ao esporte no Estado

O programa Esporte Total substitui o Gol de Placa e o Bolsa Esporte fica no lugar do Bolsa Atleta. A previsão é de um financiamento de 7 milhões de reais Palpites de futebol todos os dias

Samuel de Brito
Colaborador do Torcedores.com.

O programa Esporte Total substitui o Gol de Placa e o Bolsa Esporte fica no lugar do Bolsa Atleta. A previsão é de um financiamento de 7 milhões de reais

O novo Programa de Incentivo ao Esporte do Estado da Paraíba tem duas linhas de investimento. O Esporte Total substitui o Gol de Placa, programa anterior que foi suspenso no ano passado depois de irregularidades, e visa beneficiar os clubes que representam o estado em competições nacionais. A novidade é que também vai beneficiar outros esportes, como os casos de sucesso do João Pessoa Espectros, atual campeão brasileiro de futebol americano e do basquete da Unifacisa, participante do NBB.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

A segunda linha é o Bolsa Esporte, que substitui o Bolsa Atleta e planeja investir em 350 atletas paraibanos. De acordo com o governador João Azevêdo (sem partido), vão ser investidos 7 milhões de reais no total: “Primeiro, existiam aqui na Paraíba dois programas de incentivo ao esporte. O Bolsa Atleta e o Gol de Placa. Eles precisavam ser reformulados para atender a nova dinâmica do esporte.

Segundo, tiveram alguns problemas com o Gol de Placa que a gente precisa encontrar uma outra forma. Por isso, estamos apresentando hoje um novo programa chamado de Incentivo à Paraíba, que tem dois espaços. Um direcionado para os atletas. E você tem uma outra parte destinada ao futebol profissional e aos outros esportes. No formato anterior, tínhamos um problema, porque ele era exclusivamente do futebol”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O secretário de Esportes da Paraíba, Hervázio Bezerra afirmou que espera mais transparência e menos problemas no Esporte Total, além de investimentos mais amplos no futebol, vôlei, basquete e até modalidades amadoras. O João Pessoa Espectros foi citado como um exemplo de sucesso, bicampeão brasileiro de futebol americano.

Em muitos casos, os atletas precisam arcar com as próprias despesas: “Existem patamares previamente definidos, isso para quem disputa as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Esse projeto, no total, girará em torno de R$ 4,2 milhões. É uma decisão importante para o esporte na Paraíba. A gente observa os casos de sucesso da Unifacisa no NBB e também do Espectros, time amador de João Pessoa, que é o atual campeão nacional.”

E completou falando sobre o incentivo também para o esporte amador no Bolsa Esporte: “Já no Bolsa Esporte, nós temos a projeção de que conseguiremos beneficiar de 300 a 350 atletas. Será uma comissão paritária, onde as federações participarão. Na própria minuta do projeto, estão estabelecidos os critérios. São simples de interpretação e vamos divulgar em breve. Consequentemente, esperamos que a comissão trabalhe com total isenção. E eu quero crer que os problemas serão mínimos.”

PUBLICIDADE

O evento foi realizado na Vila Olímpica Parahyba e contou com a presença de atletas paraibanos como Petrúcio Ferreira, atleta paralímpico e de Kaio Márcio, que vai buscar uma vaga em Tóquio, no que seria a quinta Olimpíada de sua carreira.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial