Flavio Pires: A volta da festa na arquibancada com bandeirões está próxima
Uso de bandeirões com mastro nos estádios está previsto para retornar ainda neste Paulistão
Uso de bandeirões com mastro nos estádios está previsto para retornar ainda neste Paulistão
A festa das torcidas nos estádios de São Paulo voltará a ficar mais bonita ainda durante a disputa do Campeonato Paulista. Se desde 1995 — ano em que os bandeirões com mastro foram proibidos em partidas de futebol no estado — a plasticidade das arquibancadas não é a mesma, a situação está prevista para mudar a partir do campeonato regional deste ano.
A informação de que os bandeirões com mastro retornarão aos estádios é trazida em primeira mão para a estreia do blog no Torcedores, que abordará semanalmente questões que envolvam torcidas organizadas, futebol e bastidores do esporte por esta pessoa que vos escreve e levanta bandeira pela festa na arquibancada desde os anos 1980.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
A reinserção dos mastros e bandeiras nos estádios, ainda sem data marcada para acontecer, é um trabalho em conjunto da Polícia Civil, Polícia Militar, Federação Paulista de Futebol, Ministério Público, Poder Judiciário e torcidas organizadas, bastante apoiadas por mim.
Vale destacar que ainda é preciso alguns últimos ajustes entre os órgãos responsáveis para que a medida com os bandeirões entre em vigor. A assinatura de autorização dos agentes de segurança e a confecção do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) são alguns exemplos dos próximos passos para a oficialização da mudança.
Histórico recente das torcidas organizadas
Para falar dos ganhos recentes das organizadas nos estádios de São Paulo, preciso primeiramente me apresentar. Desde a década de 80 sou envolvido com torcidas e batalho pela paz nas ruas e nos estádios e para que a festa fique completa, com muito mais famílias, crianças, mulheres e pessoas da terceira idade nos jogos.
Tudo começou quando fui diretor da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo e me aproximei ainda mais das principais organizadas dos clubes do estado. Desde então, o amor pelo assunto aumentou e busco reverter a imagem dessas organizações e criar projetos em prol da paz, amizade, festa e união no futebol.
Em agosto de 2017, conseguimos a liberação para que as torcidas voltassem a ter faixas e bateria nos estádios. Atualmente, são permitidos até sete instrumentos. No ano anterior, participei da organização da homenagem para a Chapecoense no Pacaembu, que promoveu o encontro de torcedores dos quatro times principais de São Paulo (veja na imagem que abre a coluna).
A luta em conjunto com as torcidas fez também com que camisas personalizadas fossem liberadas nos estádios em 2018. Agora, ao que tudo indica, a festa nas arquibancadas ficará mais completa. Aguardemos a oficialização da decisão enquanto nos preparamos para rever verdadeiros espetáculos nos jogos de futebol no estado de São Paulo.
LEIA MAIS:
Por que Neymar está fora do jogo do PSG?
Quanto tempo ainda falta para o Palmeiras voltar ao Allianz Parque?