Flamengo enfrenta o Nacional na primeira rodada do torneio
Representante brasileiro na Copa Libertadores da América Sub-20, o Flamengo conheceu nesta terça-feira (28) seus adversários na competição. O time rubro-negro caiu no Grupo A do torneio organizado pela Conmebol. Antes de mais nada, os garotos do ninho vão encarar na primeira fase o Nacional, do Uruguai, atual vencedor. Posteriormete, o atual Campeão Brasileiro Sub-20 vai enfrentar em sequência a Academia Puerto Cabello, da Venezuela, além do Sporting Cristal, do Peru.
A princípio, o torneio que começa no dia 15 de fevereiro e a final está prevista para dia 1 de março, será disputada no Paraguai. Em sede única, serão 12 equipes na disputa e de dez confederações diferentes. Porém, apenas o Uruguai e o anfitrião serão os únicos países com dois representantes.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
O primeiro jogo do Flamengo será no dia 15 de fevereiro às 17h30 (horário de Brasília) contra o Nacional. Três dias depois o time enfrenta a Academia Puerto Cabello no mesmo horário. Logo depois, o último confronto na primeira fase acontece dia 21 de fevereiro contra o Sporting Cristal. Se classificam os melhores de cada grupo e o melhor segundo colocado geral.
O Flamengo volta a disputar a competição após nove anos. Em 2011, o time foi eliminado na semifinal. Afinal, o rubro-negro foi goleado por 5 a 1 pelo Universitário, do Peru. Nesse ínterim, o clube viu o Corinthians e o São Paulo representarem o futebol brasileiro na Libertadores Sub-20. Porém, o clube é apontado como um dos favoritos para faturar a competição continental. Afinal, a base rubro-negra conquistou o Brasileirão e a Supercopa do Brasil em 2019.
Confira os grupos da Libertadores Sub-20:
Grupo A:
Nacional (URU)
Flamengo (BRA)
Academia Puerto Cabello (VEN)
Sporting Cristal (PER)
Siga o Torcedores também no Twitter
Grupo B:
Danubio (URU)
River Plate (ARG)
Millionarios (COL)
Cerro Porteño
Siga o Torcedores também no Instagram
Grupo C:
Independente Del Valle (EQU)
Libertad (PAR)
Representante do Chile (Colo Colo ou Huachipato)
Jorge Wilstermann (BOL)
Campeonato Carioca será laboratório para a Libertadores Sub-20
O técnico do time Sub-20, Maurício Souza está comandando interinamente o Flamengo no Campeonato Carioca. Dessa forma, o torneio está sendo utilizado como laboratório visando a formação do elenco. Afinal, muitos jogadores que estão atuando no Estadual irão integrar o grupo na disputa da Copa Libertadores da América Sub-20.
Ao todo, o Flamengo terá direito de inscrever 23 jogadores. Logo, alguns jogadores que entraram em campo nas primeiras partidas oficiais do clube nesta temporada serão inscritos na competição continental. Com isso, o lateral-esquerdo Ramon, o zagueiro Gustavo Noga, além dos atacantes Rodrigo Muniz e Yuri César estarão entre as novidades que o Flamengo irá levar para o Paraguai.
Porém, Maurício Souza não poderá contar com Vitor Gabriel. O centroavante foi emprestado nesta terça-feira (28) pelo Flamengo ao Braga, de Portugal. Além do ex-camisa 9 do time sub-20, o treinador ntambém não poderá contar com o goleiro Yago Darub que se transferiu para o Red Bull Bragantino.