Buscando encerrar interesses econômicos por trás das negociações, novidade pode ser imposta em breve pela FIFA
De acordo com o jornal ”SPORT”, a entidade máxima do futebol pode limitar negociações específicas ainda em 2020. Isso porque vários acordos de cessão são feitos visando o lucro e não priorizam o desenvolvimento esportivo dos atletas. Diante disso, está sendo estudada a possibilidade, que teria efeito imediato, de cada time só poder realizar oito empréstimos, entre saídas e entradas.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Inicialmente, ficaria acertado que o novo sistema só valeria apenas em negociações internacionais. A medida seria imposta para jogadores a partir de 22 anos. O número seria reduzido ainda mais na temporada 2022-2023, já que se permitiriam apenas seis transações deste tipo. Daqui dois anos, a regra também abrangeria as transferências em territórios nacionais.
Dessa forma, caso tudo se confirme, em 1 de julho de 2022, cada clube só poderá contratar três atletas por empréstimo e ceder outros três jogadores nos mesmos moldes. A intenção da FIFA é diminuir as contratações feitas apenas para os nomes envolvidos sejam repassados para outros times, algo que não é bem visto pela entidade.
Atualmente, é de costume na Europa negócios envolvendo jovens promessas, que são emprestados sem ao menos atuarem na nova equipe. Se as implementações em questão forem aprovadas, as diretorias vão precisar pensar bem antes de realizar um acordo de cessão, já que haverá limitações a cada temporada.
LEIA MAIS