FA Cup é objetivo de Mikel Arteta nesta temporada?
Arteta will want a good cup run to try and salvage something from the season and he may see the FA Cup as a good opportunity to win some silverware. #Arsenal pic.twitter.com/BVGYqSEy0A
Fan pages do Arsenal no Twitter repercutiram o aparente interesse de Arteta na FA Cup. O treinador espanhol foi campeão da competição em duas oportunidades, quando ainda era jogador dos Gunners
O Arsenal venceu ontem (6) o Leeds United em partida válida pela FA Cup pelo placar mínimo. A partida realizada no Emirates Stadium possuiu dos momentos bem distintos, com o atual líder da Championship sendo dominante nos 45’ iniciais.
O resultado foi construído a partir da mudança de paradigmas do 2º tempo, quando Mikel Arteta promoveu uma alteração psicológica no tempo do intervalo. Se na 1ª etapa o time havia conseguido apenas 36% de posse e dado apenas 1 chute à gol, na 2ª os Gunners finalizaram 13 vezes e conseguiram acertar uma delas com Reiss Nelson.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Mais do que a vitória, as ações vistas na partida deixaram a entender que a FA Cup é objetivo de Mikel Arteta para o restante da temporada. Algumas fan pages do time no Twitter e torcedores repercutiram essa sensação, deixando claro que o título poderia “salvar a temporada” do clube.
— ARSENAL (@tomgunner14) January 6, 2020
“Arteta vai querer uma boa copa para tentar salvar algo da temporada e ele pode ver a FA Cup como uma boa oportunidade para ganhar alguma prataria”
“When you win you don’t want to stop. You become addicts. We have to implement that at this football club.”
Mikel Arteta wants to get Arsenal addicted to winning trophies again – starting with the FA Cup ? https://t.co/y29Q6Hoekb
— Charles Watts (@charles_watts) January 6, 2020
Além disso, o jornalista Charles Watt (setorista do Arsenal) também frisou em uma reportagem para o Goal que a Copa da Inglaterra pode ser um alvo interessante para Arteta em sua primeira experiência como treinador. O que deixa mais evidente é a frase do espanhol após a partida: “Quando você vence, não quer mais parar”.
O 11 inicial de Arteta é mais um sinal a ambição do treinador para a competição. Vindo de uma sequência complicada de partidas – último confronto foi contra o Manchester United no dia 1 de janeiro – os titulares foram aqueles que têm sido escalados pelo espanhol na Premier League.
Mesut Özil e Lacazette estiveram presentes nas 4 partidas comandadas por Arteta. Xhaka, Nicolas Pépé e Reiss Nelson também foram constantemente utilizados pelo treinador. No sistema defensivo as mudanças constantes só se devem aos problemas com lesões, como a de Calum Chambers contra o Chelsea.
? Tonight’s #EmiratesFACup team news!
? @RobHolding95 returns
〽️ @MesutOzil1088 picked to start
?? @EmiMartinezz1 will be in goal— Arsenal (@Arsenal) January 6, 2020
Siga o Torcedores também no Instagram
Atualmente na 10ª posição, com 27 pontos, o Arsenal está a 4 pontos atrás do classificado para a UEFA Europa League. A FA Cup ainda possui muitas partidas a serem disputadas, mas ainda assim ela é um caminho mais simples para a Liga Europa. Ela requer menos regularidade, uma coisa que times em reformulação não costumam possuir.
O título também seria importante para dar confiança ao clube, que não vence uma competição desde que conquistou a própria Copa da Inglaterra em 2016/17. Antes disso havia conseguido o bicampeonato com Arteta estando no elenco nessas oportunidades. O espanhol também comentou sobre sobre o impacto que o troféu da FA Cup causou em sua época.
“Isso ajudou o grupo de jogadores a alcançar o que alcançaram mais tarde, quando venceram outras copas.”
O próximo desafio da FA Cup, no entanto, será maior que o Leeds. A equipe do Bournemouth está presente na Premier League e no último duelo entre as equipes acabou empatando em 1 a 1. Os Cherries não vivem boa fase, mas os comandados de Eddie Howe costumam dar trabalho para os times do Big Six. Nessa temporada conseguiram uma vitória sobre o Chelsea no Stamford Bridge.
Por ser também uma competição de maior valor que a Copa da Liga, os percalços também costumam ser maiores. O Arsenal terá que superar as dificuldades que tem sofrido ao longo de 2019/20 para que esse objetivo de Arteta possa ser atingido.
Leia mais: Solskjaer fala colocar o Manchester United novamente na posição mais alta do pódio