Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional PUBLICIDADE

Home Futebol Diretor de marketing do Sport diz que relação entre torcida e clube evoluiu

Diretor de marketing do Sport diz que relação entre torcida e clube evoluiu

Diretor de marketing e comunicação do Leão, Rafael Soares, fez balanço do setor em 2019 e planejou ações para 2020

Por Lucas Holanda em 14/01/2020 08:27 - Atualizado há 5 anos

Divulgação: Site oficial do Sport Club do Recife

Diretor de marketing e comunicação do Leão, Rafael Soares, fez balanço do setor em 2019 e planejou ações para 2020

Mesmo com o retorno à Série A, 2020 tende a ser de dificuldades para o Sport. As dividas das gestões passadas são enormes e o Leão vai precisar se desdobrar ao máximo para tentar arrumar receitas. E uma das alternativas é captar recursos através do marketing. Em entrevista ao Torcedores.Com, o diretor de marketing e comunicação do clube, Rafael Soares, fez um balanço de 2019 e projetou ações do setor para 2020.

Balanço de 2019

“Eu acho que o trabalho do marketing do clube em 2019 foi muito bom. Uma pequena parte foi de continuidade, mas a maior parte do trabalho foi de inovação. Acho que o que mais evoluiu no setor foi a aproximação com a torcida, desde as campanhas para atrair o torcedor para o estádio com o torcidômetro, 99 taxi, até os novos planos de sócios, com planos para usuários do bolsa família e torcedores de consulados”.

O que melhorar para 2020

“Acho que o ponto principal para melhorar em 2020 é o patrocinador master. Em 2019 a gente conseguiu fechar com vários, mas foi uma coisa pontual. Ficamos devendo em ter um patrocinador master em definitivo no ano passado. Outra coisa que a gente quer melhorar é oferecer novas experiências ao torcedor. Tivemos ideias interessantes, mas não conseguimos tirar do papel. Uma delas, por exemplo, é a visita ao CT, mas sabemos que o futebol tem a agenda própria. Que este ano consigamos alinhar tudo direitinho”.

Aumento de sócios 

“Acho que nosso principal entrave para a captação de novos sócios é a estrutura do estádio, que ainda é deficitária em relação as arenas de Copa do Mundo espalhadas pelo Brasil todo. É importante a gente melhorar acesso à Ilha, zerar filas nas bilheterias, atacar os cambistas, enfim, melhorar toda a logística. Melhorando a experiência do nosso torcedor, podemos atrair mais sócios”.

Marketing não contrata jogador

“Eu não acredito nesse modelo de contrata que a torcida paga. Acho que isso é um modelo amador de se fazer futebol. A gente tem que ter a receita para contratar o jogador, e não ficar arriscando gerar receita mediante uma contratação já feita. Acho que foi por caminhos assim que o Sport chegou onde chegou. Mas se por acaso algum atleta for contratado, o marketing obviamente vai explorar isso a imagem desse jogador midiático, seja com campanhas de sócios e produtos oficiais do clube. Mas o marketing não contrata jogador. O caminho é ao contrário. O futebol demanda para a gente e aí exploramos a imagem do jogador”.

Patrocínios 

“A gente teve 11 marcas diferentes estampadas na camisa em 2019. Foi um recorde do Sport e estamos negociando com todos eles. O fato é que o Sport muda seu patamar ao voltar para Série A e o preço na camisa é outro e nem toda marca consegue pagar o preço que o clube pede. Então a gente está negociando prioritariamente com quem esteve conosco no ano passado para depois abrir o mercado para outras marcas. Sobre o patrocinador master, estamos em conversas com três grandes marcas e queremos bater o martelo o quanto antes para que o Sport tenha um patrocinador definitivo em 2020”.

Manutenção do season tickets 

“A ideia é manter o season ticketis, mas só para o brasileiro. A gente não consegue fazer precificação de campeonatos onde não sabemos até onde o Sport vai chegar. Como na Série A o Sport vai ter 19 jogos em casa de qualquer jeito, então a gente deve sim manter o projeto”.

Copos colecionáveis 

“A ideia dos copinhos colecionáveis e de outros produtos que a gente coloque a venda é melhorar a experiência do dia do jogo. A experiência de você tomar a cerveja, o refrigerante, ou a água no copo daquele jogo, isso aproxima o torcedor. Obviamente gera uma receita interessante para o clube e obviamente vai continuar em 2020”.

Ilha do Retiro e Arena Pernambuco

“De fato a Ilha do Retiro tem um déficit de qualidade e conforto. É um estádio de 82 anos, que passou vários anos sem melhoria e sem reparo. Estamos trabalhando para trocar todas as cadeiras do estádio em 2020, melhorar a condição dos banheiros, iluminação, acesso de pessoas com necessidades especiais, enfim, vamos seguir melhorando esses pontos com certeza. E sobre a Arena Pernambuco, é um parceiro do Sport, a gente já mandou alguns jogos lá ano passado e com certeza vamos jogar algumas partidas lá este ano”.

LEIA MAIS

Presidente do Sport revela: “não podemos contratar nem Diego Souza e nenhum outro”

Veja como deve ficar o time base do Sport com os reforços já confirmados

 

Exit mobile version