Home Games Governador João Doria veta Projeto de Lei nº 1512 referente aos esports

Governador João Doria veta Projeto de Lei nº 1512 referente aos esports

Anúncio do veto da PL foi feito hoje (14) através do Diário Oficial e foi comemorado pela comunidade gamer 

Lucas Bichão
Colaborador do Torcedores.com.

Anúncio do veto da PL foi feito hoje (14) através do Diário Oficial e foi comemorado pela comunidade gamer 

O Governador João Doria, de São Paulo, vetou o Projeto de Lei nº 1512 / 2015 que estava em trâmite no estado. O anúncio foi feito hoje (14) através do Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOSP) e deve encerrar o assunto dos esports na região. Segundo o comunicado do veto, a invalidação se deu pelo fato de que o texto da regulamentação dos esportes digitais esbarrava no “exercício da propriedade intelectual”. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“A despeito dos bons propósitos que motivaram a iniciativa, vejo-me impedido de acolher a medida em face da sua inconstitucionalidade.” – Governador João Doria no DOSP

Entendeu-se que a PL invadia um ambiente que estaria ligado as publicadoras dos games. A nota no DOSP também cita o Artigo 217 – Inciso I da Constituição Federal como um fator para a não aceitação do projeto criado pelo Deputado Alexandre Pereira (Solidariedade / SD). Nele é dito que há “autonomia das entidades desportivas dirigentes e associações, quanto a sua organização e funcionamento”. Sendo assim, o Estado deve fomentar a prática, mas precisa dar liberdade para a organização da prática. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A reação da comunidade gamer foi de comemoração ao veto. Apesar de o Projeto de Lei nº 1512 buscar a regulamentação dos esports, muitos reclamavam sobre o texto apresentado. O maior problema visto pelos críticos da PL estava no Artigo 4º, que dizia: 

“O Estado de São Paulo reconhece como fomentadora da atividade esportiva a Confederação, Federação, Liga e entidades associativas, que normatizam e difundem a pratica do esporte eletrônico.”

A criação de órgãos regulamentadores, como uma Confederação, era mal vista pela comunidade por retirar a autonomia das organizadoras das competições e eventos. Este sendo um dos motivos do veto. 

PUBLICIDADE

Personalidades da comunidade gamer, como Nicolle “Cherrygumms”, deixaram mensagens com dizeres de “vitória” nas redes sociais. Ainda citaram que sua luta continua contra o Projeto de Lei nº 382 / 2017, que está correndo em nível nacional. 

PUBLICIDADE

 

 

Leia mais: Activision cria pacote “Outback Relief” para ajudar a combater os incêndios na Austrália

Leia mais:  Artista brasileira é responsável por nova skin de Free Fire

PUBLICIDADE
Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial