Djokovic diz que incêndios podem atrapalhar Open da Austrália
Sérvio disse que pode ser prudente começar a pensar em adiar o evento por causa das condições ambientais do país. Mas lembrou que essa seria uma “última opção”
O sérvio Novak Djokovic manifestou uma certa preocupação com o Aberto de Tênis da Austrália. Isso porque o país enfrenta uma série de incêndios florestais. Mais de 20 pessoas já morreram e outras dezenas estão desaparecidas desde setembro de 2019. Além disso, milhões de animais foram mortos por causa do desastre ambiental. A fumaça das queimadas já começou a invadir as grandes cidades do país. Isso, de acordo com o tenista, poderia atrapalhar as partidas.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Djokovic venceu sete edições masculinas do Open da Austrália. Aliás, ele é novamente um dos favoritos para vencer a competição que acontece a partir do próximo dia 20 de janeiro. Mas, de acordo com ele, os organizadores já precisam pensar em uma solução para o problema na Austrália. A qualidade do ar já é um problema em cidades como Sidney, Melborne e Canberra.
O tenista está neste momento na Austrália. Ou seja, ele está tendo a oportunidade ver de perto a situação no país. Ele está disputando o ATP de Brisbane. Neste sábado (4), ele estreou na competição com uma vitória contra o sul-africano Kevin Anderson. Logo depois da partida, ele disse que sua equipe estava em contato com os organizadores do Aberto da Austrália para discutir a situação do país.
“Adiamento é razoável”
Na entrevista pós-jogo, Djokovic disse que o adiamento da competição deve ser a última opção a ser tomada. Mas ele disse que isso não impede os organizadores de começarem a discutir essa possibilidade. “Acho que eles vão fazer qualquer coisa para não atrasar o cronograma do calendário”, disse ele. “Mas, nessas condições que afetam a saúde dos jogadores, acho que essa possibilidade (o adiamento) deve ser considerada”, completou.
“Acho que se continuar da mesma maneira e se a qualidade do ar for afetada em Melbourne ou Sydney, acho que a Federação australiana provavelmente será forçada a criar algumas regras sobre isso”, disse ele. “É difícil para eles porque eles agendaram. Além disso, temos que respeitar o fato de que esse Aberto abre a temporada dos grandes torneios. São portanto muitas questões envolvidas. Mas a preocupação com a saúde deve ser uma preocupação para mim e para qualquer pessoa”, disse o atleta.
O mundo do esporte
Não foi só o Djokovic que colocou os problemas com os incêndios na mesa. Vários outros tenistas e atletas de outros esportes também se manifestaram. Aliás, muitos deles estão doando dinheiro para fundos que combatem os incêndios. Analistas acreditam que esta já é a pior temporada de incêndios da história da Austrália.