Maior competição de base do mundo começa nesta quinta-feira e reúne as grandes joias do futebol nacional em busca do próximo ídolo do Brasil na Copinha
Começa nesta quinta-feira (2) a Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior competição de base do futebol mundial. Torneio com os grandes clubes do Brasil reunirá as promessas após nomes estrelados passarem pela Copinha e se destacarem anos depois entre os gigantes do país e até da Europa.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O nome mais recente a fazer sucesso na Copa São Paulo e acabar brilhando na Europa é o do jovem atacante Gabriel Martinelli, hoje no Arsenal. Após ser artilheiro da Copinha e do Paulistão pelo Ituano aos 17 anos de idade na edição do ano passado, o jogador brasileiro chegou nesta temporada à equipe londrina e já é um dos mais queridos pela torcida dos Gunners.
A competição já teve a presença de alguns dos principais jogadores da seleção brasileira de Tite. Neymar atuou pelo Santos, Gabriel Jesus pelo Palmeiras, Vinicius Jr. pelo Flamengo e Casemiro pelo São Paulo. O zagueiro Marquinhos, hoje titular absoluto da equipe nacional e do Paris Saint-Germain, foi campeão do torneio em 2012, pelo Corinthians.
Entre as estrelas do futebol mundial atual, outros nomes aparecem após brilharem na Copa São Paulo no século passado. Na década de 1980, o torneio reuniu jogadores como Casagrande, que jogou pelo Corinthians, Neto pelo Guarani, Raí pelo Botafogo-SP e Marcelinho Carioca pelo Flamengo.
Pensando nisso, o Torcedores listou 17 grandes jogadores que já participaram da Copa São Paulo e podem se tornar referências para os atletas desta edição do torneio.
1 – Casagrande (1980)
Um dos atacantes com mais história no Corinthians, Casagrande começou a sua carreira na equipe alvinegra. Na edição da Copa São Paulo de 1980, o ex-jogador e hoje comentarista da TV Globo acabou chegando nas semifinais da competição.
2 – Neto (1983)
Antes de passar pelas quatro grandes equipes do futebol paulista e se tornar ídolo do Corinthians, Neto começou sua carreira no Guarani. Foi pelo time de Campinas que o apresentador do Os Donos da Bola participou da Copa São Paulo em 1983.
3 – Raí (1983)
Na final vencida pelo Guarani, o adversário era Botafogo de Ribeirão Preto. Entre os jogadores que foram vice-campeões estava Raí, ídolo do São Paulo. Irmão de Sócrates, o atleta se destacou na competição e chamou a atenção do Tricolor Paulista na Copinha.
4 – Marcelinho Carioca (1990)
Se o Flamengo estará fora desta edição da Copa São Paulo, o clube já foi muito bem representado anos atrás na competição. O time rubro-negro tinha o meia Marcelinho Carioca como um dos principais jogadores da equipe que foi campeã na campanha que contou com uma goleada por 7 a 1 contra o Corinthians.
5 – Djalminha (1990)
Além de Marcelinho Carioca, o Flamengo contava com Djalminha, que também acabou brilhando profissionalmente por outra equipe no Brasil. O jogador marcou cinco gols no duelo contra a equipe alvinegra na quarta fase da competição em 1990.
6 – Paulo Nunes (1990)
Se o time titular tinha dois grandes meio-campistas, o elenco do Flamengo também era comandado por um bom atacante. Paulo Nunes, que acabou fazendo história por Grêmio e Palmeiras profissionalmente anos depois, era um dos jogadores daquele elenco vencedor da Copa São Paulo.
7 – Deco (1997)
Vencedor da Liga dos Campeões da Europa histórica com o Porto em 2004 sob o comando de José Mourinho, brilhar com a camisa da seleção de Portugal, do Barcelona e do Chelsea, Deco já passou pela Copinha. Em 1997, o jogador utilizou a camisa do Corinthians no torneio e foi vice-campeão.
8 – Kaká (2001)
Um ano antes de ser campeão do mundo com a Seleção, Kaká foi vice-campeão da Copa São Paulo pelo Tricolor Paulista, em 2001. Jogador que brilhou no Milan e no Real Madrid, teve um começo meteórico na carreira e o ponto de partida para chamar a atenção dos torcedores brasileiro foi a competição de base.
9 – Vagner Love (2003)
Hoje no Corinthians, o atacante Vagner Love viveu uma excelente temporada em 2003. Apesar do Palmeiras nunca ter vencido a Copa São Paulo, o clube alviverde sempre contou com bons jogadores e chegou à final da competição naquela temporada.
10 – Willian (2005)
Selecionado entre os 11 melhores da década do Chelsea pela torcida londrina e desejo do Barcelona nas últimas temporadas, Willian já pisou nos gramados da Copa São Paulo. Dois anos antes de se destacar como camisa 10 do Corinthians no time profissional, o jogador da Seleção foi campeão da competição em 2005.
11 – Neymar (2008)
A Copinha de 2008 teve uma final muito diferente entre Figueirense e Rio Branco. Por outro lado, o melhor jogador revelado na competição acabou sendo Neymar, eliminado nas quartas de final aos 15 anos de idade.
12 – Casemiro (2010)
O São Paulo é uma das equipes com mais jogadores de sucesso revelados na Copinha. Volante tetracampeão da Liga dos Campeões da Europa com o Real Madrid, Casemiro era um dos melhores atletas do elenco que acabou servindo muito o time profissional nos anos anteriores.
13 – Lucas Moura (2011)
Além de Casemiro, o São Paulo mostrou para o mundo o futebol de Lucas Moura, que ainda era conhecido por alguns como Marcelinho (apelido ganho durante sua passagem pela do Corinthians, fazendo alusão ao ex-meia Marcelinho Carioca). O jogador ex-Paris Saint-Germain e hoje no Tottenham foi campeão pelo time paulista na competição.
14 – Marquinhos (2012)
Apesar do companheiro de defesa Antonio Carlos, recém-transferido do Palmeiras ao Orlando City, ter marcado os dois gols na final contra o Fluminense, Marquinhos era o principal líder do elenco do Corinthians que foi campeão em 2012. O jogador subiu no profissional no mesmo ano e foi para a Europa em 2013.
15 – Gabriel Jesus (2015)
Do Palmeiras ao Manchester City em pouco tempo na carreira que não contou com muito tempo nas categorias de base, Gabriel Jesus teve grande avanço na projeção do seu nome durante a Copinha. O atacante participou da edição de 2015, mas viu o rival Corinthians ser campeão contra o Botafogo-SP.
16 – Vinicius Junior (2017)
Hoje esperança da torcida do Real Madrid, Vinicius Junior também já participou da Copinha. O atacante jogou a competição pelo Flamengo em 2017, mas acabou sendo eliminado pelo Corinthians de Pedrinho, que foi o time vencedor.
17 – Gabriel Martinelli (2019)
Mais recente promessa revelada pela Copa São Paulo, o atacante Gabriel Martinelli foi uma das grandes surpresas da última edição do torneio. Jogador estava no Ituano, se destacou na Copinha e no Paulistão e acabou sendo contratado pelo Arsenal.
LEIA MAIS:
Por abandonar Copinha, Flamengo pode levar ‘gancho’ de cinco anos da competição