Grande surpresa da lista foi a ausência de Maicon Andrade. O Atleta conquistou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016
A Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTkD) anunciou a lista de atletas brasileiros que disputarão o Pré-Olímpico da modalidade. Quatro atletas foram convocados. Foram eles: Edival Marques Pontes e Ícaro Martins no naipe masculino e Talisca Reis e Milena Titonelli, no feminino. O evento que dará vaga para os Jogos de Tóquio será realizado entre os dias 11 e 12 de março. Trata-se do Pan-Americano de Heredia, na Costa Rica.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram
Esta será portanto a última oportunidade de classificação para atletas das Américas. Ou seja, chama a atenção a ausência de Maicon Andrade na lista brasileira. O atleta conquistou a medalha de bronze na categoria com mais de 80kg na última edição olímpica. Seja como for, a CBTkD só podia levar atletas de duas categorias. Dessa forma, optou por Edival, que é mais conhecido por Netinho, na categoria até 68kg e Ícaro, na categoria até 80kg.
“Foi um processo árduo, com informações e resultados apurados, em virtude da qualidade que o taekwondo brasileiro se encontra. A comissão técnica, formada pelos treinadores e consultor internacional, seguiu os critérios divulgados anteriormente, analisando as performances, possibilidades e cenário internacional de todos os atletas”, disse Natália Falavigna. A ex-atleta também conquistou a medalha de bronze olímpica nos Jogos de 2008. Agora ela é coordenadora técnica da Confederação.
Os nomes
Seja como for, os quatro nomes escolhidos vem de um ciclo olímpico muito proveitoso. Netinho conquistou o ouro no Campeonato Pan-Americano de 2018 e bronze no Grande Prix de China. Ícaro fez uma bela campanha nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019. O atleta esteve na final da sua categoria. Terminou com a prata. Portanto, subiu em mais um pódio em sua carreira. Além disso, também conquistou o bronze no Grand Prix de Sofia.
Talisca Reis foi prata no Pan-Americano de Lima. Além disso, ela foi vice-campeã no Grand Prix de Roma, ainda em 2018. Já Milena Guimarães foi campeã dos Jogos Pan-Americanos de Lima, na categoria até 67kg. Outro destaque foi o seu título no Mundial Militar de 2018.