Corinthians conta com três reforços confirmados para a temporada e o retornode três emprestados reintegrados ao elenco
O Corinthians deu start na temporada 2020 na última segunda-feira (6), no CT Dr. Joaquim Grava, com três caras novas e o retorno de três emprestados para qualificar o elenco do técnico Tiago Nunes para as disputas de Campeonato Paulista, Copa Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
Com o meu BMG Corinthians o seu time sempre ganha. Abra sua conta!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O meia-atacante Luan, o lateral-esquerdo Sidcley e volante Victor Cantillo são os reforços trazidos pela diretoria alvinegra e os volantes Camacho e Richard e o zagueiro Pedro Henrique são os atletas que estavam emprestados que serão aproveitados.
Em contrapartida, Caíque, João Victor, Matheus Jesus, Sornoza, Renê Júnior, Lucca, Matheus Matias, Marcial, Thiaguinho, Guilherme Romão, Mantuan, Clayson, Fabrício Oya, Carlinhos, Gustavo Mosquisto, Marquinhos e Luidy deixaram o Timão negociados e a lista pode aumentar caso Jadson e Ralf encontrem novo time para jogar em 2020.
Assim, é possível imaginar que o Corinthians terá mudanças certas no time titular, mas nada fora do que já foi visto nos últimos tempos. A forma de jogar é que o técnico Tiago Nunes terá a missão de inovar.
A equipe base alvinegra que encerrou a temporada de 2019 com o técnico interino Dyego Coelho tinha Cássio; Fagner, Gil, Manoel e Danilo Avelar; Gabriel, Ramiro, Pedrinho, Clayson e Janderson; Boselli.
Agora, com os novos reforços, Tiago Nunes pode montar o Timão na formação de 4-2-3-1 com Cássio; Fagner, Gil, Danilo Avelar e Sidcley; Gabriel, Victor Cantillo, Pedrinho, Janderson e Luan; Boselli.
Com a escalação no 4-2-3-1, o técnico Tiago Nunes também poderá variar a formação do time no 4-1-4-1 por Victor Cantillo ser um jogador box to box – que joga de uma área a outra em alta intensidade. O volante Camacho, que jogou assim com Nunes no Athletico, também pode ser uma opção para a vaga e até mesmo para ser o primeiro volante.
A ideia de jogo de Nunes, segundo Camacho explicou em coletiva na terça-feira (7), é que todos os jogadores deem opção de passe em campo e tenham qualidade para criar. Por isso, o ídolo Ralf acabou dispensado para buscar novo clube por ter a marcação como forte e o passe como deficiência.
O volante Gabriel evoluiu no fundamento do passe ao longo de 2019 e ganhou uma sobrevida no grupo de Nunes. Porém, Camacho é forte candidato a fazer o primeiro volante ao lado de Cantillo e para dar leveza no meio de campo.
4-4-2, 4-1-3-2 ou 4-3-3?
Outra possibilidade do Corinthians jogar é na formação de 4-4-2 inspirado no Flamengo multicampeão em 2019. Apesar da escalação dar o entender um 4-3-3, os meias de criação atuam abertos pelos lados e giram a bola com o lateral, volante e o atacante que cai por um dos lados. Os atletas do lado contrário fazem a infiltração para a definição das jogadas.
Falando em 4-3-3, Nunes fez o Athletico Paranaense se tornar campeão da Copa Sul-Americana e Copa do Brasil com este esquema. Em resumo: ele tinha um primeiro volante rápido, com passe e boa marcação, um segundo volante box to box, um meia de criação com a função de girar no campo ofensivo para criar, dois velocistas/dibrados pelos lados de campo e um centroavante fixo na área.
Há, sim, a possibilidade dele repetir a formação no Corinthians com os jogadores usados nas artes acima. Porém, terá de achar uma formula rápida de encaixar o time para jogar alinhado para não dar espaços aos adversários – principalmente pelos lados de campo – já que tem desafio importante da pré-Libertadores em menos de um mês.
Veja os jogadores do elenco do Corinthians neste início de 2020:
Goleiros: Cássio, Filipe e Walter
Laterais: Carlos, Fagner e Michel Macedo
Zagueiros: Bruno Méndez, Danilo Avelar, Gil, Léo Santos, Marllon e Pedro Henrique
Volantes: Camacho, Gabriel, Ramiro e Richard
Meias: Luan e Mateus Vital
Atacantes: André Luis, Boselli, Everaldo, Gustavo, Janderson e Vagner Love