PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Jejum histórico e festa na casa do rival: confira cinco fatos que você talvez não saiba sobre o Dérbi de Madrid

Jejum histórico e festa na casa do rival: confira cinco fatos que você talvez não saiba sobre o Dérbi de Madrid

Luis Felipe Pereira
Colaborador do Torcedores.com.

Um dos principais confrontos do futebol espanhol, Real Madrid x Atlético de Madrid carrega uma rica história e diversas curiosidades inusitadas

O sábado (1) na capital espanhola será marcado por mais uma edição do famoso Dérbi de Madrid, que coloca frente a frente dois dos maiores clubes do país. O líder Real Madrid recebe o quinto colocado Atlético em partida válida pela 22ª rodada da La Liga que promete fortes emoções. Entre finais de Champions League e decisões de copas nacionais, grandes histórias não faltam ao longo dos 105 anos deste importante clássico. Confira cinco fatos que talvez você não saiba sobre o duelo:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

1 – Rivais desde a fundação 

O Atlético de Madrid já “nasceu” como rival do Real Madrid e o fato não se refere apenas à localização dos dois times. O Atleti foi fundado em 1903 por um grupo de estudantes bascos, que participaram da primeira final da Copa do Rei, entre o Athletic Club de Bilbao e o Madrid FC (que mais tarde se tornaria o time merengue com a nomenclatura que conhecemos atualmente).  Os jovens não gostaram da maneira com que o Madrid FC atuou na partida e como forma de reação, decidiram fundar uma nova equipe na capital espanhola, que daria origem ao Atlético de Madrid.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

2 – O Atlético de Madrid viveu um jejum de 14 anos sem vencer o dérbi 

A realidade de equilíbrio que marca os confrontos atuais entre os rivais de Madri é bem diferente do cenário presente no início dos anos 2000. Entre 1999 e 2013, o Atlético de Madrid amargou uma sequência de 25 jogos sem vencer o Real Madrid, que terminou graças ao gol do zagueiro Miranda na prorrogação da final da Copa do Rei de 2013.  Desde então, os colchoneros somam oito vitórias, 11 empates e sete derrotas.

3 – Torcedores do Atlético de Madrid foram os pioneiros nas comemorações na Fonte de Cibeles

PUBLICIDADE

Tradicional ponto de encontro e comemoração dos torcedores do Real Madrid após a conquista de títulos, a famosa Fonte de Cibeles inicialmente era palco das “festas” da torcida colchonera. A tradição de se reunir no ponto turístico da capital começou com torcedores do Atlético de Madrid, que comemoraram o título da La Liga de 1977 no local.

PUBLICIDADE

O hábito passou a ser repetido por fãs do Real Madrid e da seleção espanhola na década de 80, o que levou os colchoneros a alterarem seu ponto de comemoração para a Fonte de Netuno, diferenciando-se do lado merengue.

4 – O Dérbi de Madrid era considerado mais importante do que “El Clásico” na Espanha 

O confronto entre Real Madrid e Barcelona recebe atenção a nível mundial, sendo considerado um dos maiores clássicos da atualidade. O cenário porém, era bem diferente nas duas décadas que sucederam o fim da Guerra Civil. Na época em questão, o Dérbi de Madrid superava “El Clásico” em termos de importância tanto para torcedores quanto para os jogadores, como o lendário Alfredo Di Stéfano, que manifestava publicamente tal diferença de relevância.

5 – Um visitante indigesto: O Atlético de Madrid conquistou nove de seus dez títulos da Copa do Rei no Santiago Bernabéu

PUBLICIDADE

Poucos momentos são mais saborosos e inesquecíveis para jogadores e torcedores do que conquistar títulos na casa do grande rival. Pois o Atlético de Madrid conhece muito bem tal sensação. Os colchoneros levantaram a taça da Copa do Rei em 10 oportunidades, sendo nove delas no Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid. A única conquista fora do gramado dos merengues aconteceu em 1996, diante do Barcelona, no estádio La Romareda, do Real Zaragoza.

LEIA MAIS:

Sergio Ramos, Raúl e mais: cinco nomes que ficaram marcados na história do Dérbi de Madrid

Better Collective