Campeonato Europeu de Handebol começa nesta quinta-feira (9)
Time Brasil já tem 152 vagas garantidas para as Olimpíadas de Tóquio
Campeão do torneio ganha vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio
O Campeonato Europeu de Handebol contará com 24 equipes que disputarão o título e uma vaga nas Olimpíadas. Ademais, o torneio já teve seis vencedores, tendo a Suécia como maior campeã. Sendo assim, a disputa que começa no dia 9 conhecerá seu campeão no dia 26 de janeiro.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Destaques, grupos e histórias do Campeonato Europeu de Handebol
A competição terá início com os jogos do Grupo A, no dia 9 . Sendo assim, a Bielorrússia enfrentará a Sérvia enquanto a Croácia vai jogar com a Macedônia. Croatas e sérvios já bateram na trave para ganhar a competição. Outrora, em 2008 e 2010 a Croácia ficou com a prata ao ser derrotada por Espanha e Dinamarca nas finais. Enquanto a Sérvia foi derrotada dentro de casa em 2012 também pela Dinamarca por apenas dois gols de diferença.
Pelo grupo menos tradicional da competição, disputarão República Tcheca, Áustria, Macedônia e Ucrânia. Nenhum dos integrantes do Grupo B conquistou qualquer medalha do Campeonato Europeu. Entretanto, os tchecos participaram do jogo com maior distância no placar da história do torneio. Em 1998, venceram a Macedônia por 38 a 18.
A equipe da Alemanha vem a todo vapor, já que venceu todos os seus seis jogos qualificatórios para a competição. Assim sendo, a seleção alemã enfrentará Letônia, Espanha e Holanda pelo Grupo C. A equipe espanhola é uma das três na história a conquistar todos os tipos de medalha, junto a alemães e dinamarqueses.
A França é uma das duas seleções que conseguiram vencer o campeonato na categoria masculina e feminina, junto aos dinamarqueses. Além disso, os franceses são a segunda seleção que mais levantou o troféu do torneio, com três títulos. O Gupo D contará ainda com Boznia Herzegovina, Portugal e Noruega.
Maiores vencedores do Campeonato Europeu
O Grupo E conta com a equipe que mais conquistou medalhas na história da competição (duas de ouro, uma de prata e três de bronze). A seleção em questão é a da Dinamarca, e em seu grupo, formado por Islândia, Hungria e Rússia, a equipe é a única que já venceu o campeonato. Já os húngaros entraram para a história com um feito pouco proveitoso. A equipe foi a que conseguiu fazer menos gols no primeiro tempo de uma partida, quando foi para os vestiários perdendo por 17 a 3 para a Espanha em 1998.
Uma das anfitriãs do torneio, a Suécia competirá com Eslovênia, Suíça e Polônia pelo Grupo F. Os donos da casa são os maiores campeões da história da competição, com quatro títulos. Além das medalhas de ouro, os suecos foram uma das três seleções da história a conseguir fazer 41 gols em uma partida, junto a Alemanha e Polônia. Enquanto o melhor resultado dos eslovenos foi uma medalha de prata em 2004.
LEIA MAIS: