Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional PUBLICIDADE

Home Futebol Veja quem são os brasileiros que atuam nas províncias mais afetadas pelo coronavírus

Veja quem são os brasileiros que atuam nas províncias mais afetadas pelo coronavírus

Coronavírus atrasa início da temporada de futebol na China

Por Lucas Meireles em 30/01/2020 19:28 - Atualizado há 10 meses

Rostos conhecidos dos brasileiros como Paulinho e Elkerson estão em algumas das províncias mais afetadas pelo coronavírus (Foto: Reprodução/Facebook Oficial do Guangzhou Evergrande)

Doença se originou na China e vem se espalhando pelo mundo

O coronavírus tem colocado o mundo em alerta. A doença que se originou na China vem se alastrando rapidamente. E, nas cidades mais afetadas do país, atuam alguns jogadores brasileiros.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O investimento milionário e os altos transforam a China no novo “El Dorado” dos brasileiros. Tanto que, na última Copa do Mundo, o volante Paulinho e o meia Renato Augusto foram convocados enquanto atuavam no futebol chinês. No entanto, o país asiático tem sido foco de notícias por outro motivo.

Foi na cidade de Wuhan, na província de Hubei, que surgiu o coronavírus. A província é também, por enquanto a mais afetada pela doença. De acordo com o mapa que monitora os casos em tempo real, já foram registrados mais de oito mil casos no mundo, sendo a gigante maioria na China.

Nesta quinta-feira (30), a ex-atacante do Corinthians, Millene, que está em Wuhan, pediu ajuda para deixar o país. Além da jogadora, outros brasileiros atuam nas províncias de Hubei, Zhejiang, Guangdong e Henan, as mais afetadas até aqui. Confira a lista:

Léo Baptistão (Wuhan Zall)

Conhecido por ser um dos “parças” de Neymar, o atacante Léo Baptistão está bem no epicentro da infecção do coronavírus. Revelado pela Portuguesa, o atacante foi ainda jovem para o futebol espanhol. Na Espanha atuou por Rayo Vallecano, Atlético de Madrid, Bétis e Espanyol. O jogador está na China desde 2019, tendo marcado oito gols em 30 partidas pelo Wuhan Zall.

Rafael Silva (Wuhan Zall)

Companheiro de time de Léo Baptistão, o atacante Rafael Silva é pouco conhecido dos brasileiros. Revelado pelo Coritiba em 2011, o jogador passou também pelo Lugano, da Suíça. Entretanto Rafael se estabeleceu mesmo no futebol asiático. No continente atuou por Albirex Niigata e Urawa Reds antes de acertar com o Wuhan Zall em 2018. O artilheiro possuiu 33 gols em 40 jogos pela equipe chinesa.

Rafael Martins (Zhejiang Greentown)

De acordo com o próprio, Rafael Martins é o maior artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior com 16 gols em três edições. Contudo, o goleador não teve muitas oportunidades no futebol brasileiro. Revelado pelo Grêmio Osasco Audax, o centroavante passou por Grêmio, Grêmio Prudente, ABC, Athletico e Chapecoense, mas sem muito reconhecido. A situação, porém, mudou quando Rafael Martins chegou ao futebol português. O atacante foi destaque no Moreirense na temporada 2015/2016 com 20 gols em 31 jogos. Depois o artilheiro ainda passou pelo Levante, da Espanha, e pelo Vitória de Guimarães, novamente em Portugal, até negociar sua transferência ao Greentown. A província de Zhejiang, onde clube tem sede, possui 428 casos do coronavírus.

Renatinho (Guangzhou R&F)

Revelado pelo Coritiba, o meia Renatinho por Londrina, Atlético-GO e Ponte Preta no Brasil. Assim como alguns outros jogadores desta lista, o meio-campista foi tentar a sorte no futebol asiático. Primeiramente no Kawasaki Front, do Japão, antes de chegar a China. No país, Renatinho jogou pelo Guangzhou R&F e pelo Tiajin. De acordo com o mapa, a província de Guangzhou já teve 354 casos de coronavírus confirmados.

Paulinho (Guangzhou Evergrande)

O voltante Paulinho é outro da lista revelado pelo Grêmio Osasco Audax. O jogador começou a ganhar destaque no Brasil enquanto vestia a camisa do Bragantino. Mas foi no Corinthians que o volante se tornou e ídolo e uma das peças-chave na conquista da Copa Libertadores e do Mundial Interclubes em 2013. Titular de Luiz Felipe Scolari na Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil, o jogador foi vendido ao Tottenham, da Inglaterra, por € 12 milhões. Entretanto o jogador não ficou muito tempo nos Spurs sendo vendido ao Guangzhou em 2015. Paulinho ainda chegou a se transferir para o Barcelona antes de retornar ao clube chinês em 2019.

Anderson Talisca (Guangzhou Evergrande)

Dentre os clubes das áreas afetadas, o Guangzhou é quem mais possui brasileiro. Outro exemplo é o meia Anderson Talisca. Revelado pelo Bahia, o polivalente jogador se transferiu para o Benfica, de Portugal, em 2015. Também defendeu o Besiktas, da Turquia, por empréstimo antes de chegar ao clube chinês em 2018.

Fernandinho Conceição (Guangzhou Evergrande)

Revelado pelo Flamengo em 2013, o atacante Fernandinho chegou a atuar também no Madureira enquanto jogava no Brasil e pelo Estoril, de Portugal. Entretanto, o jogador foi se firmar mesmo no futebol chinês. No país já vestiu as camisas do Lifan, Hebei Fortune e Dangdai antes de chegar ao Guangzhou.

Elkeson (Guangzhou Evergrande)

Dentre os brasileiros desta lista, quem tem mais prestígio na China é o atacante Elkeson. Destaque no Vitória e no Botafogo, o jogador está na segunda passagem pelo Guangzhou. Entre a primeira e a segunda passagem, o atacante vestiu a camisa do Shangai SIPG. Mais do que um jogador, Elkeson se tornou ídolo no país. Tanto que naturalizou chinês em 2019, mudou o nome para Ai Kesen e se tornou o primeiro atleta sem ancestrais chineses a ser convocado para a seleção nacional.

Aloísio (Guangzhou Evergrande)

O atacante Aloísio surgiu nas divisões de base do Grêmio e colecionou passagens por Caxias do Sul, Chapecoense, Tombense e Figueirense. Mas o atacante se tornou conhecido mesmo no São Paulo, quando foi apelidado de “Boi Bandido”. O jogador já está há seis temporadas no futebol chinês, tendo passado por Shandong, Hebei Fortune, Guangdong Tigers e agora Guangzhou. Assim como  Elkeson (ou Ai Kesen), também cogitada uma possível convocação para a Seleção Chinesa. Mas o ex-atacante do Tricolor Paulista desconversou sobre o assunto.

Ivo (Henan Jianye)

Revelado pelo Juventude, o meia Ivo passou por Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa e Criciúma, além de ter jogado pelo Icheon United, da Coréia do Sul. O jogador de 33 anos está na China desde 2017 já tendo passado por Henan e pelo BJ Renhe. Segundo o mapa, a província de Henan já teve 278 casos e duas mortes confirmadas por conta do coronavírus.

Henrique Dourado (Henan Jianye)

Este é um rosto bastante conhecido dos brasileiros. Henrique Dourado teve passagens marcantes por Palmeiras e Fluminense, onde inclusive se tornou um dos artilheiros do Brasileirão 2018. Em 2019 o atacante foi contratado pelo arquirrival do Flu, o Flamengo, por R$ 10 milhões de reais. Contudo, a passagem do Ceifador foi curta pela Gávea, sendo vendido no mesmo ano para o Henan Jianye. E o jogador sofreu uma lesão logo na estreia pelo clube. Mesmo recuperado, Dourado perdeu espaço na equipe e foi emprestado em 2019 ao Palmeiras.

Fernando Karanga (Henan Jianye)

Fernando Karanga não é um nome muito conhecido dos brasileiros. O atacante começou a carreira no Náutico e colecionou passagens por Belo Jardim, Boa Esporte, Jeju United, da Coréia do Sul, Paraná, CSKA Sofia e Nacional-SP. Algumas curiosidades sobre o atleta, Fernando Karanga é o maior artilheiro da história do Boa Esporte e possui nacionalidade búlgara.

LEIA MAIS

Exit mobile version