PUBLICIDADE Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Esportes Olímpicos Time do Brasil chega à Suíça para Jogos Olímpicos da Juventude e Inverno em Lausanne

Time do Brasil chega à Suíça para Jogos Olímpicos da Juventude e Inverno em Lausanne

Por Bárbara Ribeiro em 05/01/2020 14:04 - Atualizado há 5 anos

COB/Divulgação

Este ano marcará a terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude e Inverno

O ano olímpico mal começou e os brasileiros já têm o primeiro desafio nos Jogos Olímpicos da Juventude e Inverno. O torneio acontece no próximo dia 9 de janeiro, em Lausanne, na Suíça. Neste domingo (5), a delegação verde e amarela desembarcou em solo suíço. No torneio o Brasil será representado por 12 atletas em seis modalidades.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

“O primeiro dia foi para a montagem das malas da delegação. Neste domingo faremos uma reunião na Vila Olímpica para receber as chaves dos quartos, fazer a inspeção e a organização da nossa estrutura. No dia 06, iremos para Zurique com as malas para encontrar com as equipes de skeleton e bobsled que ficarão na sub-sede de St. Moritz”, explicou Joyce Ardies, responsável pelas operações do COB.

A delegação do Brasil em Lausanne foi definida em dezembro, após o fechamento dos rankings mundiais de algumas modalidades e também foram disputadas as últimas provas qualificatórias.

Conheça os atletas do Brasil em cada modalidade

O brasileiro Gustavo Ferreira irá competir no bobsled é conhecido como “Fórmula 1 do Gelo”. Ele representará o time verde e amarelo na categoria monobob, ou seja, no trenó individual. No esporte são duas a quatro descidas e vence quem tiver o menor tempo no total.

Larissa Cândido e Lucas Carvalho serão os representantes do país no skeleton. O skeleton é considerado um dos esportes mais radicais dos Jogos Olímpicos de Inverno e é disputado individualmente. Na modalidade o atleta se lança em um trenó e desce de cabeça na pista. São de duas a quatro descidas e vence quem fizer menos tempo .

No curling o Brasil irá competir com equipes e terá Gabriela Rogic Farias, Leticia Cid, Vitor Melo e Michael Velve. O esporte considerado “queridinho” dos jogos de inverno possui um nível de complexidade que o faz ser conhecido como “xadrez no gelo”. O jogo consiste no lançamento de pedras em relação a um alvo e, no fim, quem tiver mais pontos vence a partida.A modalidade com mais atletas brasileiros é o esqui cross country. Ao todo serão quatro: Taynara da Silva, Eduarda Ribera, Manex Silva e Rhaick Bomfim. O esporte é uma modalidade de resistência, na qual os atletas percorrem variadas distâncias com esquis e impulsionados por bastões, em duas diferentes técnicas: a Clássica e a Skating.

“Os treinos para a competição estão indo muito bem aqui e estou ansioso para chegar em Lausanne”, conta Rhaick Bonfim. Ele completa que “treinar com os amigos é muito gratificante. Mesmo quando não estou no meu melhor dia, eles fazem tudo ficar melhor”, disse Rhaick, atleta formado no projeto social Ski na Rua.

Taynara Silva também representará o Brasil no biatlo, modalidade que combina esqui cross country e tiro esportivo. Na competição o atleta atira em alvos localizado a 50m de distância em duas posições: deitado e em pé. Em uma prova, o atleta para de 2 a 4 vezes para atirar, realizando 5 disparos em cada parada. Para cada tiro errado, o competidor é penalizado com voltas adicionais de esqui ou adição de tempo no resultado final.

Por fim, snowboard cross  terá Noah Bethônico, de 15 anos. Na prova os atletas, classificados em descidas individuais, disputam baterias eliminatórias até a determinação do vencedor. Na fase final, os atletas disputam baterias eliminatórias de 4 ou 6 atletas, sendo que apenas os dois primeiros colocados de cada uma avançam na competição até a definição do vencedor. O esporte  é o único de neve praticada sobre prancha ao invés de esquis.

“Estar em Lausanne é um grande passo para frente na minha carreira como esportista e também para eu chegar em outros Jogos Olímpicos. Eu quero, no mínimo, fazer umas três Olimpíadas, quero conseguir com certeza competir no Mundial e conseguir alguns lugares bons”, disse Noah.

Leia mais:

Jogos Olímpicos de Inverno de Lausanne 2020 terá participação de 12 atletas brasileiros

Sair da versão mobile