Botafogo aguarda propostas oficiais, e Gatito Fernández tem futuro incerto
Gatito Fernández tem contrato com o clube até o fim de 2021
Gatito Fernández tem contrato com o clube até o fim de 2021
Gatito Fernández tem contrato até o final do ano com o Botafogo, mas o colapso financeiro que o clube atravessa indica que o camisa 1 pode ser negociado até o fim deste mês. Alguns clubes da Europa e Oriente Médio têm sondado a situação do paraguaio, e a diretoria alvinegra aguarda propostas oficiais nos próximos dias.
O Torcedores.com apurou detalhes importantes sobre a provável saída de Gatito. Os dirigentes esperam resolver a situação em breve, já que a janela de transferências do mundo árabe fecha no próximo dia 31 – daqui a 11 dias. O Botafogo foi consultado por quatro clubes interessados em Gatito Fernández. São dois clubes da Arábia Saudita, um dos Emirados Árabes, além de um da Itália. Os nomes não foram revelados por uma questão de estratégia por parte da cúpula do futebol alvinegro.
Siga o Torcedores também no Instagram
Inicialmente, ainda em dezembro, o Botafogo pretendia negociar o goleiro por no mínimo 2 milhões de euros (R$ 9,3 milhões). O valor é considerado abaixo da rescisão de contrato (R$ 20 milhões), mas o número é apontado como base para um início de conversa. É possível também que o clube aceite vender Gatito por menos, isso porque, os dirigentes vêm trabalhando para manter a folha salarial em dia. O goleiro tem contrato com o Botafogo até o fim de 2021. A ampliação do vínculo é improvável de acontecer.
Ainda segundo a reportage, o staff do jogador já tem ciência que ofertas do exterior irão chegar ao Botafogo. Porém, o empresário Rodrigo Pitta, responsável pela carreira de Gatito de Fernández, trata o assunto com naturalidade. Afinal, o paraguaio é considerado um dos melhores goleiros em atividade no futebol brasileiro.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Gatito quase deixou o Botafogo no final de 2019. Na ocasião, ele entrou na pauta do Grêmio pois o técnico Renato Portaluppi solicitou aos dirigentes a contratação de um goleiro experiente para esta temporada. Afinal, Paulo Victor e Júlio César alternaram bons e maus momentos com a camisa do tricolor gaúcho. Porém, as tratativas não avançaram e a transferência esfriou.
Enquanto o futuro de Gatito Fernández não é resolvido, o goleiro segue participando normalmente da pré-temporada do Botafogo em Domingos Martins (ES), sob o comando do técnico Alberto Valentim que conta com o jogador para a disputa do Campeonato Carioca. Se não houver proposta, o volante, a princípio, continua no Botafogo.
A história de Gatito Fernández no Botafogo
Gatito chegou ao Botafogo em 2017. Ele disputou 124 partidas pelo clube até agora. Nesse ínterim, virou titular inclusive quando o ídolo Jefferson voltou de lesão, e chamou a atenção principalmente pelo retrospecto nos pênaltis. Ele defendeu oito de 14 cobranças e foi o maior pegador no Brasil no primeiro ano atuando pelo Botafogo.
O paraguaio foi eleito ainda, por votação popular, como o melhor goleiro da Copa do Brasil de2018. Além disso, ganhou um prêmio no Paraguai de melhor desempenho fora do país. Com a camisa alvinegra conquistou o Campeonato Carioca de 2018.