Baianão 2020: como funciona o regulamento da competição
Campeonato Baiano é a competição mais antiga de futebol do Nordeste e a segunda do Brasil. E em 2020 vai comemorar a sua 116° edição
O Campeonato Baiano, apelidado carinhosamente de ‘Baianão’ por torcedores das 10 equipes participantes. A competição que terá 9 rodadas já está com data definida para começar e será na próxima quarta-feira (22).
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva
Os clubes participantes são:
E.C Bahia
Atlético (BA)
Atlanta
Juazeirense
E.C Vitória
Bahia de Feira
Fluminense de Feira
Jacobina
Conquista
Jacuipense
Vale ressaltar que o time mais vencedor da competição estadual é o Bahia com 48 títulos seguido do seu arquirrival Vitória com 29. O Esquadrão de Aço também é o dono do título do Baianão em 2019.
Regulamento ‘Baianão 2020’
Na primeira fase os times vão se enfrentar em turno único no sistema de pontos corridos, onde os quatro melhores colocados prosseguirão para a fase seguinte do estadual, lembrando que o pior colocado acaba rebaixado.
Já os três clubes que conseguirem ficar como os melhores ganham uma vaga na Copa do Brasi e o campeão já estará classificado para a Copa do Nordeste.
Siga o Torcedores também no Instagram
Em caso de empate para definição das equipes que continuaram na próxima fase, a Federação Baiana de Futebol (FBF) criou alguns critérios de desempate que veremos abaixo:
Maior número de vitórias.
Maior saldo de gols.
Maior número de gols marcados.
Maior número de pontos ganhos no confronto direto.
Maior saldo de gols no confronto direto.
Menor número de cartões vermelhos recebidos.
Menor número de cartões amarelos recebidos;
Sorteio.
Após a definição de quem continuará na disputa pelo título, os confrontos de ida e volta terão início. O time que conquistar o melhor saldo de gols é o que ficará com a taça de campeão. No duelo final de houver empate, a decisão vai para os pênaltis.
LEIA MAIS:
CT do Bahia terá iniciativas sustentáveis e uma horta comunitária visando integração com a sociedade