A artilharia da Premier League e um inesperado domínio Inglês
A liga nacional mais famosa do mundo vê sua artilharia dominada por atacantes do seu próprio território
Didier Drogba, Robin Van Persie, Sergio Aguero, esses são os nomes que nos acostumamos a ver no topo da artilharia da Premier League nos últimos anos. Grandes goleadores, cada um de um continente diferente, o Campeonato Inglês conforme cresceu, passou a ser dominado por estrangeiros.
Futebol de graça e ao vivo por 1 mês? Conheça o DAZN Brasil!
Desde o início do século em apenas duas ocasiões o artilheiro do campeonato foi um Inglês:
15/16: Harry Kane 25 gols
16/17: Harry Kane 29
Este processo era extremamente natural, mas após 20 rodadas desta edição da Premier League, ao olharmos para a tabela de artilharia, isto é o que encontramos
1: Jamie Vardy 19 gols
2: Danny Ings 13
2: Pierre-Emerick Aubameyang 13
4: Marcus Rashford 12
4: Tammy Abraham 12
6 Harry Kane 12
6 Raheem Sterling 12
6 dos top 7 são ingleses!
É óbvio que esse domínio não é algo sustentável a longo prazo, nem mesmo que isto representa uma nova era na Premier League, mas vale a pena abordar alguns pontos que este dado ajuda a ilustrar.
O English team finalmente possui um ataque poderoso e com muitas opções
Após sofrer com gerações decepcionantes na sua linha de frente, a Inglaterra agora possui um leque de opções muito bom para o seu ataque.
Harry Kane e Raheem Sterling já são nomes consolidados e que inspiram bastante confiança.
Marcus Rashford e Tammy Abraham são os destaques de Manchester United e Chelsea respectivamente nesta temporada, ambos evoluindo significamente embora em estágios diferentes de sua carreira, o camisa 10 do United com muito mais experiência do que o centroavante dos Blues
Jamie Vardy Danny Ings, cada um dentro de sua realidade surpreendendo a todos. Este mesmo Vardy chegou a ficar na reserva do Leicester com Claude Puel na última temporada, já Dany Ings está a um gol de dobrar o seu total do ano passado de meros 7 gols em 24 jogos, curiosamente ele é o único jogador da Premier League responsável por mais do dobro dos tentos de seu time, o ex-Liverpool fez 13 dos 25 do Southampton
Se preparando para a Euro 2020 a seleção de Gareth Southgate certamente virá confiante com Kane, Sterling, Rashford e companhia.
Outros pontos que contribuem para está quase anomalia são a lesão de Kun Aguero que o impediu de chegar aos seus números regulares em termos de gols e focando um pouco nos líderes da tabela, o Liverpool, a distribuição de gols é tão grande que ninguém se destacou com uma quantia gigante, como é o caso de Jamie Vardy com o Leicester. O maior goleador dos Reds é Sadio Mané com 10 gols, Mohamed Salah tem 9 e arrisco dizer que a chance de subir em nesta lista é enorme.
Grandes estrelas, jovens promessas em ascenção e veteranos que ressurgiram neste ano. O topo da artilharia da Premier League têm todo tipo de goleador, mas predominantemente apensas uma nacionalidade, a exceção sendo o gabanês Aubameyang.
Leia mais:
https://www.torcedores.com/noticias/2019/12/sergio-aguero-artilheiro-premier-league
https://www.torcedores.com/noticias/2019/12/confira-como-esta-a-artilharia-do-campeonato-ingles-apos-a-15a-rodada