Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional PUBLICIDADE

Home Rugby Copa do Mundo de Rugby 2019: Os rituais que roubam a cena antes dos jogos

Copa do Mundo de Rugby 2019: Os rituais que roubam a cena antes dos jogos

REVOIR - le 1er Siva Tau des @manusamoa à la #RWC2019, face à la Russie ?#RUSvSAM #RWC2019 pic.twitter.com/FIvr13u0BL

Por Rodrigo Nascimento em 24/09/2019 15:39 - Atualizado há 12 meses

Reprodução/YouTube

Muito além do Haka, famoso ritual dos All Blacks antes dos jogos, existem outras seleções que também possuem suas tradições, para intimidar os adversários

Quem acompanha o rugby, com certeza em alguma momento, se deparou com alguma seleção realizando antes do inicio da partida, um ritual. O mais famoso deles, é o Haka, utilizado pela seleção da nova Zelândia, os All Blacks, mundialmente conhecidos.

Ele é dançado pelos All Blacks desde 1884, sendo que o Ka Mate é o ritual utilizado desde 1906. Em alguns jogos, eles utilizam outras variações, como o polêmico Kapa o Tango em 2006, que é uma versão do Haka mais agressiva. Originalmente, o Haka é um conjunto de dança típicas do povo Maori, um ato que demonstra o vigor, o amor e sua identificação com a tribo.

Na estreia da Nova Zelândia na Copa do Mundo de Rugby 2019, tivemos o Haka, e o adversário dos All Blacks era ninguém menos do a África do Sul, seus principais rivais na modalidade:

Mas, na Copa do Mundo de Rugby 2019, tem pelo menos mais três seleções que também realizam um ritual antes do inicio de seus jogos: Fiji, Samoa e Tonga.

Com o sucesso da utilização do Haka por parte dos neozelandeses, essas nações passaram a adotar os rituais antes de seus jogos, como uma resposta. No caso de Tonga, eles utilizam o Sipi Tau (ou Kailao), como fizeram na abertura da Copa do Mundo de Rugby 2019 contra a Inglaterra:

A seleção de Samoa, utiliza um ritual de origem bem semelhante a de Tonga, mas chamada de Siva Tau, uma dança que exige menos canto, e muito mais movimentos de braços e pernas, se comparada com as outras danças. Foi possível conferir o ritual nesta edição da Copa do Mundo de Rugby na estreia de Samoa contra a Rússia:

Já a seleção de Fiji utiliza a Cibi, uma dança que está ligada a antropofagia – o ato de comer carne humana. Trata-se de um ritual de guerreiros antigos, e que foi assimilado pela seleção fijiana em 1939, justamente para enfrentar os All Blacks.

Fiji já apresentou o ritual nesta edição da Copa do Mundo de Rugby, na sua estreia contra a Austrália:

LEIA MAIS:
Copa do Mundo de Rugby 2019: Confira a classificação com o término da 1ª rodada
All Blacks retorna à primeira posição do Ranking Mundial de Rugby, confira as movimentações

 

 

Exit mobile version