Futebol mundial: veja 11 jogadores brasileiros que se naturalizaram para defender outros países
Lista tem nomes de destaque como Deco, Pepe e Diego Costa
A cada convocação de seleções, seja para jogos amistosos ou torneios oficiais, é possível perceber um fenômeno que cresce sem parar: a naturalização de jogadores brasileiros para defender outros países do futebol mundial.
Na última terça-feira (27), a Bulgária convocou os brasileiros Wanderson e Marcelinho para encarar Inglaterra e Irlanda. O Torcedores separou uma lista de 11 brazucas que defendem outras seleções do futebol mundial.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
1- Diego Costa
Nascido na cidade de Lagarto (SE), Diego Costa chegou ao futebol espanhol em 2007. O atacante do Atlético de Madrid disputou duas Copas do Mundo (2014 e 2018) pela Espanha.
2- Deco, Pepe e Rony Lopes
O trio se naturalizou português. Deco representou a seleção lusitana em duas Eurocopas (2004 e 2008) e dois Mundiais (2006 e 2010).
Pepe, por sua vez, defende Portugal há mais de 10 anos. Ele conquistou a Euro 2016. Rony Lopes disputou um amistoso contra a Croácia.
3- Jorginho e Emerson
Companheiros no Chelsea, Jorginho e Emerson Palmieri disputaram a Nations League pela Itália. Jorginho é revelado pelo Verona. Palmieri, por sua vez, jogou no Santos e chegou ao futebol italiano em 2014
4- Júnior Tavares
A Ucrânia é o quarto país do futebol mundial a abraçar um jogador brasileiro. Júnior Tavares participou do empate sem gols contra Portugal, pelas eliminatórias da Euro 2020. Na última temporada do futebol europeu, ele chegou a ter mais gols que Neymar.
5- Mário Fernandes e Ari
A dupla se naturalizou russa. Mário Fernandes é jogador do CSKA desde 2012 e disputou a Copa do Mundo, em 2018.
Ari, por sua vez, defende a Rússia desde o ano passado e joga no país do velho continente desde 2010.
6- Wanderson e Marcelinho
A Bulgária é o último país do futebol mundial na lista. Wanderson e Marcelinho foram convocados para os amistosos contra Inglaterra e Irlanda marcados para setembro.
Leia também:
Futebol mundial: de Juan e Conca até Robben; veja 18 jogadores que se aposentaram há pouco tempo