PUBLICIDADE Será que você acerta o placar superbet Apostar na Superbet
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Lutas Por que a Globo transmite lutas do UFC com atraso?

Por que a Globo transmite lutas do UFC com atraso?

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A Globo é o canal que vem transmitindo o UFC na TV aberta, transmitindo alguns dos eventos da principal organização de MMA do mundo. Mas o Ultimate, por muitas vezes, não é transmitido ao vivo ‘de verdade’. Então por que a Globo transmite lutas do UFC com atraso? É o que o Torcedores.com tentará responder neste texto.

No final de 2011, a Globo adquiriu para a TV aberta os direitos de transmissão de eventos do Ultimate Fighting Championship. Até aquele momento, era a RedeTV! quem transmitia as lutas da principal organização de MMA do mundo. A emissora paulista foi quem transmitiu o UFC 134, no Rio de Janeiro, envolvendo Anderson Silva e Yushin Okami na luta principal.

Desde então, a Globo tem exibido as lutas do Ultimate nas madrugadas. Mas com atraso em relação ao evento ao vivo. Um fato que foi alvo de revolta de fãs em diversas oportunidades. E motivada por uma cláusula contratual entre a emissora e a organização.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na tal cláusula a emissora não pode exibir eventos do Ultimate (em especial os numerados) ao vivo. O atraso é, geralmente, de meia hora em relação ao fim da luta principal. A cláusula chegou a gerar críticas da própria emissora, que chegou a tentar renegociar, sem sucesso, mudar tal pedido.

https://youtu.be/ZueiCEU-9r8

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Até UFC no Brasil foi exibido com atraso

Diversos eventos do UFC foram transmitidos pela Globo com o tal atraso, até mesmo o UFC 212, no Rio de Janeiro, no qual José Aldo foi derrotado por Max Holloway. Naquele card, a decisão de exibir um evento realizado no Brasil sem ser ao vivo surpreendeu e revoltou os fãs. Os atrasos geralmente se estendiam para os eventos realizados fora do país.

No caso deste evento em si, a não-exibição ao vivo do card, teria sido um pedido de um canal do próprio Grupo Globo. O Combate, canal da TV paga que transmite ao vivo todos os eventos do Ultimate, fez tal demanda para evitar que sua audiência caísse na hora em que a TV aberta iniciasse as transmissões do evento.

Curiosamente, tal cláusula acaba beneficiando o próprio Combate, que ganha audiência e assinaturas com a exclusividade nas transmissões do Ultimate feitas ao vivo pelo canal.

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

Este texto é parte do especial “Os porquês do esporte” do Torcedores, que busca esclarecer as dúvidas mais recorrentes dos internautas brasileiros

LEIA MAIS

Kelvin Gastelum provoca Chris Weidman no Twitter e leva resposta

(Crédito da foto: Reprodução/Twitter Oficial UFC)

PUBLICIDADE
Better Collective