Construído para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, o Estádio Nilton Santos recebeu logo na estreia o Clássico Vovô entre Botafogo e Fluminense.
O ex-jogador Alex Dias marcou o primeiro gol do jogo, que aconteceu em 30 de junho de 2007 e terminou com vitória do Botafogo graças a dois gols do atacante Dodô. O público de 43.810 ainda é o recorde do Estádio Nilton Santos. A capacidade atual é para 44 mil torcedores.
Assista aos gols do jogo que inaugurou o estádio:
LEIA MAIS:
Botafogo x Fluminense: saiba quem é o maior vencedor do clássico
Vasco 0 x 0 Flamengo: assista aos melhores momentos
Todos os jogos das quartas do Paulistão têm público maior que o “Clássico dos Milhões”
Em 2007 aconteceram no local jogos de futebol e provas de atletismo. Além do Pan, o Estádio Nilton Santos recebeu disputas da principal modalidade olímpica nos Jogos Rio 2016.
O Estádio Nilton Santos foi construído sob a administração do prefeito Cesar Maia e pertence ao município do Rio de Janeiro, mas está arrendado pelo Botafogo até 2027. Um acordo permite a renovação por mais 20 anos.
Mudança de nome
Quando foi inaugurado, o Estádio Nilton Santos chamava-se “Estádio João Havelange”, em homenagem ao ex-atleta que foi presidente da Fifa. Em 2010 o Botafogo referia-se ao local como “Stadium Rio” na tentativa de negociar naming rights mas não houve acordo. Em janeiro deste ano o prefeito Marcelo Crivela oficializou o nome para homenagear o lateral esquerdo bicampeão do mundo com a seleção brasileira em 1958 e 1962. O apelido “Engenhão” refere-se ao bairro onde está localizado (Engenho de Dentro, na zona norte do Rio de Janeiro).
Neste domingo (9) o Estádio Nilton Santos volta a ser o centro das atenções do futebol carioca. Após sediar o Fla-Flu na decisão da Taça Guanabara, o local recebe o clássico Botafogo x Fluminense às 16h (de Brasília) pela semifinal da Taça Rio. O empate favorece o Botafogo (time de melhor campanha no segundo turno) e quem avançar encara o Vasco.