Na tarde desta sexta-feira, o sorteio feito pela CBF apontou que São Paulo X Cruzeiro vão se encontrar na quarta fase da Copa do Brasil. Este promete ser um dos grandes confrontos da competição nacional, por se tratar de dois grandes clubes brasileiros. Neste clima de decisão, relembre alguns jogos mata-matas entre as duas equipes.
Pela Copa do Brasil, este será o terceiro jogo entre as equipes, que farão o primeiro duelo na capital paulista e o jogo da volta em Minas Gerais. Nas duas últimas partidas válidas pela competição nacional, a Raposa acabou levando vantagem sobre o Tricolor nos anos de 1993 e 2000.
LEIA MAIS:
SAIBA QUAL A MÉDIA DE GOLS DOS PRINCIPAIS ESTADUAIS DO PAÍS EM 2017
VEJA A COLOCAÇÃO DE SEU TIME NO RANKING DE APROVEITAMENTO DE PONTOS EM 2017
Em 1993, jogando no Morumbi, o Cruzeiro não se intimidou e venceu por 2 a 1. Já na partida da volta, no Mineirão, o duelo terminou em um empate por 2 a 2, resultado que garantiu a passagem do clube estrelado para as semifinais da competições. Em 2000, depois de um empate sem gols em São Paulo, em Belo Horizonte o Tricolor saiu na frente, mas acabou cedendo a virada nos últimos minutos de jogo, após cobrança de falta de Geovanni, que morreu no fundo do gol de Rogério Ceni.
Pela Copa Libertadores da América, as equipes também se encontraram por três vezes. No ano de 2009, Cruzeiro e São Paulo disputavam uma vaga nas semifinais da competição. Até aquele momento, ambos os times tinham feito campanhas parecidas, terminando a fase de seus respectivos grupos em primeiro. Posteriormente passaram pelas oitavas por Universidad do Chile e Chivas Guadalajara.
Na primeira partida, jogando diante de sua torcida, o Cruzeiro venceu por 2 a1. No Morumbi, o desfecho foi parecido, já que a Raposa aplicou 2 a 0, com gols de Henrique e Kleber Gladiador. No ano seguinte, a história foi diferente e após um duplo 2 a 0, com gols de Dagoberto e Hernanes nos dois confrontos, foi o São Paulo quem se classificou para as semifinais da Libertadores.
Já na última partida entre as equipes válida pela Libertadores, a decisão foi bem dramática. Após cada time vencer pelo placar mínimo no Morumbi e Mineirão, a decisão foi para os pênaltis e o Cruzeiro acabou saindo vitorioso por 4 a 3.
ABAIXO, CONFIRA O RETROSPECTO TOTAL ENTRE AS EQUIPES EM DUELOS MATA-MATA
Internacionais
Final da Recopa Sul-Americana de 1993
São Paulo 0 x 0 Cruzeiro (Morumbi)
Cruzeiro 0 x 0 São Paulo (Mineirão)
Pênaltis: São Paulo 4 a 2
Campeão: São Paulo
Final da Copa Ouro de 1995
Cruzeiro 0 x 1 São Paulo (Mineirão)
São Paulo 0 x 1 Cruzeiro (Pacaembu)
Pênaltis: Cruzeiro 4 a 1
Campeão: Cruzeiro
Quartas de final da Copa Libertadores de 2009
Cruzeiro 2 x 1 São Paulo (Mineirão)
São Paulo 0 x 2 Cruzeiro (Morumbi)
Quartas de final da Copa Libertadores de 2010
Cruzeiro 0 x 2 São Paulo (Mineirão)
São Paulo 2 x 0 Cruzeiro (Morumbi)
Nacionais
Quartas de final da Copa do Brasil de 1993
São Paulo 1 x 2 Cruzeiro (Morumbi)
Cruzeiro 2 x 2 São Paulo (Mineirão)
Final da Copa do Brasil de 2000
São Paulo 0 x 0 Cruzeiro (Morumbi)
Cruzeiro 2 x 1 São Paulo (Mineirão)