A janela para as transferências internacionais abriu há pouco tempo no Brasil. Apesar de ser pouco tempo, foi o necessário para o Flamengo anunciar a contratação do lateral peruano Trauco, o meio-campo Dario Conca e o volante Rômulo, que estava na Rússia. O volante foi a contratação de número 57 da gestão do presidente Eduardo Bandeira de Mello. Se nas finanças Bandeira é elogiado e premiado por ter “devolvido” a credibilidade do clube na praça, o mandatário recebe críticas por conta das contratações feitas pelo Rubro-Negro. O ex-técnico do clube, Vanderlei Luxemburgo chegou a dizer que o presidente não entende nada de futebol.
O Torcedores.com resolveu relembrar TODAS as 57 contratações do clube carioca desde a chegada do presidente em 2013 – ano em que o Flamengo foi campeão da Copa do Brasil.
*Jogadores da base não serão incluídos.
- Contratações 2013:
Bruninho: Chegou ao Flamengo como aposta ao lado de Paulinho. Não vingou como era esperado.
Nota: 1
André Santos: Apesar de ser um dos principais nomes na conquista da Copa do Brasil, o lateral esquerdo não vingou na sua segunda passagem pelo clube carioca.
Nota: 3,5
Carlos Eduardo: Contratado como estrela, Cadu custou muito e rendeu pouco. Não deixou saudade.
Nota: 1
Diego Silva: Não teve muitas oportunidades com a camisa do Flamengo
Nota: 1
Chicão: Fez gols de bola parada e ajudou a organizar o sistema defensivo da equipe.
Nota: 4
Marcelo Moreno: Chegou para ser titular do Fla e acabou perdendo espaço para Hernane.
Nota: 2
Val: Outra aposta que não deu certo. Para muitos, a pior contratação do Flamengo.
Nota: 1
Wallace: Começou bem vestindo o ‘Manto Sagrado’ mas caiu de produção. O zagueiro saiu pela porta dos fundos.
Nota: 3
Gabriel: Grande promessa do Bahia, Gabriel acabou não se destacando pelo carioca. Único jogador que permanece no Rubro-Negro
Nota: 3
Paulinho: Aposta que deu certo. Habilidoso e veloz, o jogador conquistou a torcida. As noitadas forçaram uma saída precoce do jogador.
Nota: 4
João Paulo: Após a saída de André Santos foi o jogador que assumiu a lateral do Mengão. Fez uma boa temporada em 2015;
Nota: 4
Elias: Principal jogador do Flamengo em 2013. Deixou o clube após o término do empréstimo e faz a torcida sentir saudades.
Nota: 5
- Contratações 2014:
Anderson Pico: Fez boas partidas com a camisa do clube carioca, porém teve problemas com a noitada, assim como Paulinho. Deixou o clube pela porta dos fundos.
Nota: 3
Erazo: Sem muitas oportunidades, Erazo acabou sendo negociado pelo Flamengo. Não teve muita chance de mostrar seu futebol.
Nota: 1
Arthur: Chegou ao Flamengo com a missão de fazer muitos gols mas acabou não marcando nenhum. Não deixou saudade.
Nota: 1
Elano: Chegou como solução para a Libertadores e acabou jogando pouco. Na partida decisiva saiu ainda na primeira etapa.
Nota: 2
Feijão: Não teve oportunidades para mostrar seu futebol.
Nota: 1
Alecsandro: Raçudo e goleador, Alecgol encantou a torcida do Flamengo. Deixou saudades no Rio de Janeiro.
Nota: 4,5
Marcelo: Apesar do início atrapalhado, Marcelo conseguiu fazer boas partidas pelo Rubro-Negro.
Nota: 3
Eduardo da Silva: Assim como Alecsandro, Eduardo conquistou a Nação com gols quando o time brigava para não cair. Deixou saudade.
Nota: 4,5
Marcio Araújo: Contestado por grande parte da torcida, o volante foi um dos jogadores mais utilizados por Zé Ricardo em 2016.
Nota: 3
Lucas Mugni: Grande aposta do Flamengo, Mugni teve atuações apagadas com a camisa do Mengão. Rescindiu seu contrato na semana passada.
Nota: 2
Élton: Passagem apagada pelo Rubro-Negro. Não deixou saudade.
Nota: 1
Canteros: Por um bom tempo foi titular do Flamengo e teve boas atuações. Foi emprestado ao Velez, da Argentina.
Nota: 3,5
Léo: Sem muitas chances com a camisa do Fla. Léo foi emprestado e negocia volta ao Atlético-PR.
Nota: 2
Éverton: Campeão Brasileiro em 2009, o canhoto foi um dos principais nomes do Flamengo em 2014. Permanece no elenco e tem a confiança de Zé Ricardo.
Nota: 5
- Contratações 2015:
Almir: Destaque do Bangu no campeonato estadual, Almir não aproveitou as oportunidades que teve com a camisa do Flamengo.
Nota: 1
Kayke: Cria do Flamengo, Kayke voltou ao clube após boa passsagem pelo Ceará. Reserva de Guerrero, Kayke pouco jogava e foi negociado. Alguns torcedores sentem saudade.
Nota: 4
Marcelo Cirino: Chegou como estrela e não conseguiu se firmar. Apesar de fazer bom campeonato carioca, Cirino não teve boa sequência no resto do ano. Deve deixar o Flamengo em 2017.
Nota: 2
Thallyson: Sem muitas oportunidades, Thallyson não mostrou a que veio. Não deixou saudade.
Nota: 1
Armero: Famoso no Brasil por suas dancinhas, Armero praticamente não jogou no Flamengo. Não mostrou serviço.
Nota: 1
Pará: Após saída de Léo Moura, Pará herdou a vaga de titular. Perdeu espaço com a chegada de Rodinei, porém reconquistou sua vaga.
Nota: 4
Arthur Maia: Rápido e habilidoso, Arthur Maia caiu nas graças de muitos torcedores do Flamengo. Sua passagem acabou sendo curta. Arthur, junto com Marcelo, foi uma das vítimas da tragédia da Chapecoense.
Nota: 3,5
Alan Patrick: Foi muito aproveitado antes da chegada de Diego Ribas. Alan foi decisivo em algumas partidas pelo clube que tentou mantê-lo para 2017.
Nota: 4,5
Ayrton: Chegou para ser sombra do Pará e não teve muitas chances. Arriscou alguns lances de bola parada.
Nota: 3
Bressan: Chegou por empréstimo e era um dos membros da atrapalhada zaga Rubro-Negro. Não deixou saudades no Ninho do Urubu.
Nota: 2
Ederson: Chegou com status de estrela, camisa 10, chegou a jogar bem, mas o histórico de lesões atrapalhou bastante. Está fora desde junho de 2016.
Nota: 3
Emerson Sheik: Chegou para resolver o problema do lado de campo do Flamengo, mas acabou não agradando em sua segunda passagem pelo Mengão. Vai deixar saudades pela sua primeira passagem.
Nota: 3
César Martins: Veio emprestado, foi titular e não convenceu, apesar de fazer algumas partidas boas. Não jogou tudo que era esperado.
Nota: 3
Paolo Guerrero: No atual elenco, ao lado de Diego Ribas, o peruano é o astro do Flamengo. Chegou com status de ídolo e acrescentou muito ao time. Sempre é titular quando não vai à Seleção.
Nota: 5
Jonas: Aposta que não deu certo. Jonas saiu do Rubro-Negro com fama de ser um jogador violento.
Nota: 2
- Contratações 2016
Muralha: Aposta que deu certo. Rapidamente colocou Paulo Victor no banco e conquistou a maioria da Nação. Fez boas partidas e chegou à Seleção Brasileira.
Nota: 4
William Arão: Após saída conturbada do Botafogo, Arão veio ao Flamengo e logo virou titular. Capitão em algumas partidas, o jogador foi um dos melhores “meio-campo” do Brasileirão 2016.
Nota: 4
Rafael Vaz: Após recusar diversas propostas de renovação com o Vasco, o jogador assinou com o Flamengo. Titular na maioria dos jogos, Rafael fez uma boa dupla de zaga com o veterano Réver.
Nota: 4
Donatti: Ídolo na Argentina e destaque da Libertadores, Donatti não teve muitas chances. Pode ser útil em 2017. Merece mais chances.
Nota: 3,5
Réver: Xerifão do Flamengo. Encostado no Internacional, Réver foi o principal zagueiro da equipe de Zé Ricardo. Rubro-Negro espera renovar com o jogador em 2017.
Nota: 5
Rodinei: Chegou para ser titular, fez boas partidas e caiu nas graças da torcida. Viu Pará roubar sua vaga após se lesionar.
Nota: 3,5
Mancuello: Com alta precisão nos passes, Mancuello foi importante para a equipe em 2016, apesar de não ser sempre titular. Fez gols e deu algumas assistências.
Nota: 4
Diego: O grande craque do Flamengo em 2016. Após sua chegada o clube ficou um bom tempo sem perder. Objetivo de voltar à Seleção deve ser cumprido em 2017.
Nota: 5
Antônio Carlos: Não foi aproveitado por Muricy Ramalho. Saiu do clube sem entrar em campo.
Nota: 1
Chiquinho: Deu errado no Flamengo. Perseguido pela torcida não conseguiu jogar bem. Não deixa saudades.
Nota: 1
Arthur Henrique: Não foi aproveitado por Muricy Ramalho. Saiu do clube sem entrar em campo.
Nota: 1
Juan: Começou ano como titular mas perdeu espaço no time. Renovou com o Rubro-Negro para 2017. O veterano é cria da base do Flamengo.
Nota: 4
Leandro Damião: Sombra de Paolo Guerrero. Tirou ainda mais espaço do jovem Felipe Vizeu. Fez alguns gols quando teve oportunidade.
Nota: 3,5
- Contratações 2017
Rômulo: Chega para ser titular na equipe de Zé Ricardo. Deve entrar no lugar do contestado Márcio Araújo.
Trauco: Vem para brigar pela vaga de Jorge na lateral esquerda. Pode jogar um pouco mais avançado na ponta esquerda do campo.
Dario Conca: Com passagens pelos rivais Vasco e Fluminense, o argentino vem para se tratar no clube carioca. Esperança é que vire titular a partir de abril.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO FLAMENGO:
MERCADO DA BOLA: FLA ACERTA EMPRÉSTIMO DE ZAGUEIRO FORMADO NA BASE