O judô é um esporte que está nas Olimpíadas desde 1964, tendo sua estreia em Tóquio, Japão, país onde nasceu. Na edição de estreia , os japoneses dominaram, com quatro medalhas (três de ouro e uma de prata). Desde então os nipônicos são os que mais conquistaram medalha no esporte, ganhando um total de 72 medalhas.
No judô há três formas de pontuação que variam de acordo com o golpe aplicado pelo judoca: ippon, waza-ari e yuko.
IPPON
O golpe é o nocaute do esporte. Quem consegue aplicá-lo, conquista no momento a vitória da luta. Existem três situações que ocorre: se depois de um aplicação perfeita (com força, precisão e velocidade) e o oponente cai com as costas no tatame; quando o oponente desistir após uma chave ou um estrangulamento; ou quando o oponente é imobilizado durante 20 segundos.
WAZA-ARI
É quase o ippon (nocaute). É quando o golpe do judô não é realizado com exímia perfeição para ser considerado um nocaute, ou o judoca imobiliza o oponente de 15 a 19 segundos. O judoca precisa de dois waza-ari para conseguir o ippon.
YUKO
É quando o oponente cai de lado ou é imobilizado de 10 a 14 segundos.
PENALIZAÇÕES QUEM IMPLICAM PONTO
SHIDO
Aplicada quando o judoca comete alguma falta leve. O primeiro recebe apenas uma advertência; no segundo equivale a um yuko para o adversário e no terceiro o oponente conquista um waza-ari.
HANSOKU-MAKE
É uma penalização mais grave no judô. Ocorre quando o judoca comete quatro shidos o que resulta na eliminação do judoca advertido.