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Para qualquer partida de rugby, os atletas podem ser facilmente identificados através de seus números, que indicam sua posição no campo. No mundo do rugby, os atletas são divididos em duas “categorias”: forwards, que são atletas de maior porte, e backs, que são mais velozes e marcam mais pontos.
FORWARDS
1 e 3 – Pilar esquerdo e Pilar direito
São os jogadores mais pesados da equipe, responsáveis por garantir a posse de bola nos rucks. Fazem parte da linha de frente do scrum, dando suporte para o hooker do time puxar a bola. Tem um papel importante também no lateral, dando suporte para os segundas linhas.
2 – Hooker
Também faz parte da linha de frente do scrum, e é responsável por puxar a bola com o pé após a introdução. Nas formações de lateral, é quem joga a bola para a disputa. Assim como os pilares, são dotados de grande força física e resistência.
4 e 5 – Segunda Linha
Muito fortes, assim como os pilares, mas com maior velocidade e habilidade no manuseio da bola. Assim são os segundas linhas, que são importantíssimos nos scrums e nos lineouts. No scrum, são responsáveis pelo “empurrão”, pela força maior. No lateral, são responsáveis por “pescar” a bola em cima, após terem sido levantados pelos pilares.
6 e 7 – Asas
São os “cães de guarda” do time, responsáveis pela maior quantidade de tackles de uma equipe, por serem muito fortes e terem bastante potência. Devem ser ágeis e versáteis, podendo integrar a linha numa tentativa de ataque, assim como podem pular no lateral ou limpar/formar rucks e mauls.
8 – Oitavo
Tem um papel muito semelhante aos dos asas, com a diferença nos lineouts e nos scrums. Muito fortes também, são responsáveis por pegar as bolas que os jogadores de segunda linha não conseguiram “pescar”. No scrum, é responsável por retirar a bola do scrum, para iniciar a jogada ou passar para o scrum-half.
BACKS
9 – Scrum-half
Um dos organizadores do jogo. É um dos menores atletas da equipe em porte físico e altura, mas sua agilidade e habilidade compensa durante uma partida. Responsável por retirar a bola dos rucks e scrums, os scrum-halfs também tem bastante técnica nos chutes, para em caso de “desafogar” uma pressão adversária.
10 – Abertura (ou fly half)
Não é à toa que o abertura usa a camisa 10. É o grande organizador do jogo, responsável pela maior quantidade de pontos de um time nos chutes e conversões. Além disso, é o abertura quem vai ditar a direção e o ritmo de uma partida, armando o jogo. Uma posição que exige extrema habilidade.
11 e 14 – Pontas
Se comparássemos ao futebol, seriam os “camisas 9” do rugby. São os grandes finalizadores de jogadas, responsáveis pela maior quantidade de tries. A maior marca de um ponta é sua velocidade, e habilidade na corrida, com muita força também para quebrar os tackles.
12 e 13 – Centros
São jogadores velozes como os pontas, mas é a parte física que faz o diferencial. Normalmente com mais força, são responsáveis por “furar” as linhas adversárias, criando situação de tries e, por vezes, finalizando.
15 – Fullback
A posição mais versátil entre os backs. Um fullback pode ser resumido com as características de um abertura juntamente com a de um ponta. Atacando, deve ser veloz e forte para finalizar e fazer tries, quebrando tackles. Na defesa, é o último homem do campo, responsável por tackles providenciais que evitam tries. Realizam muitos chutes durante a partida também.
Foto: Facebook Oficial da World Rugby