DESTAQUE
Paulo Nunes elege maior rivalidade e crava duas torcidas que não perdoam “pipocadas”
Há 30 minutos
Futebol
Luis Suárez é excluído em seleção da história do Grêmio: veja o time
Há 20 horas
Futebol
Grêmio x Caxias: onde assistir ao jogo do Gauchão
Há 21 horas
Futebol
Veja quais são os maiores clubes do Brasil segundo opinião dos torcedores argentinos e uruguaios
Há 2 dias
JOGOS DO GRÊMIO
Ver todas as partidas-
Mundial de Clubes 1x Campeão
-
Libertadores 3x Campeão
-
Recopa 2x Campeão
-
Brasileirão Série A 2x Campeão
-
Copa do Brasil 5x Campeão
-
Supercopa do Brasil 1x Campeão
-
Brasileirão Série B 1x Campeão
-
Campeonato Gaúcho 43x Campeão
Conheça a história e principais informações do Grêmio
Fundação
A história do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense começou com o paulista Cândido Dias da Silva, em 1903. No dia 7 de setembro deste ano, o comerciante emprestou a sua bola para uma partida de times do Rio Grande e, como agradecimento, os alemães e ingleses que jogaram ensinaram tudo sobre futebol ao Cândido. Em 15 de setembro de 1903, o Grêmio foi fundado após uma reunião com 32 rapazes no Salão Grau, restaurante de um hotel da Rua 15 de Novembro. Na época, o primeiro presidente do Tricolor gaúcho foi Carlos Luiz Böhrer.
Principais ídolos
Renato Portaluppi
Renato Portaluppi, também conhecido por Renato Gaúcho, está entre as lendas do Grêmio. O ex-jogador marcou a história do Imortal não só quando jogava, mas como técnico vitorioso também. A habilidade, liderança e paixão pelo clube então imortalizadas no Tricolor gaúcho.
Danrlei
Danrlei defendeu a camisa do Grêmio por mais de uma década e é considerado o maior goleiro da história do clube. Na lista de títulos pelo Imortal, se destacam: Libertadores (1995); Copa do Brasil (1994, 1997 e 2001); e o Brasileirão (1996).
Hugo de León
Hugo de León, ex-zagueiro uruguaio, conquistou o Campeonato Brasileiro (1981), a Libertadores (1983) e o Mundial de Clubes (1983) pelo Tricolor gaúcho e tem um lugar entre os ídolos da torcida do Imortal.
Eurico Lara
Conhecido por sua força, liderança e raça, Eurico Lara está entre os maiores goleiros que vestiram a camisa do Grêmio e é até citado no hino do clube, “Lara o craque imortal, soube seu nome elevar, hoje com o mesmo ideal, nós saberemos te honrar”.
Jardel
A passagem de Jadel pelo Grêmio foi curta, mas o suficiente para conquistar o coração dos torcedores com seus gols. Além disso, o ex-jogador foi um dos grandes nomes na conquista da Libertadores de 1995.
Torcida
Os torcedores do Grêmio são quase 10 milhões, de acordo com informações da AtlasIntel, deixando o time entre as 10 maiores torcidas do Brasil. Conhecida por sua organização, animação e paixão, a Geral do Grêmio está entre as organizadas mais famosas do time.
Momentos marcantes
Gre-Nal Farroupilha
Em 22 de setembro de 1935, ídolo do Grêmio, Eurico Lara fez a última partida pelo clube. O goleiro já estava debilitado por conta da tuberculose e problemas cardíacos, mas viu o Tricolor gaúcho superar o Internacional e conquistar o título. Dois meses depois, o arqueiro histórico do Imortal faleceu.
Épocas de Ouro
As décadas de 1980 e 1990 marcaram a história do time gaúcho com conquistas importantes, como: a Copa Libertadores, a Copa Intercontinental e a Copa do Brasil.
Time copeiro
Ao longo do anos, o Grêmio ficou conhecido por ter um ‘time copeiro’ e já conquistou três vezes a Libertadores (1983, 1995 e 2017); duas a Sul-Americana (1996 e 2018); e cinco a Copa do Brasil (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016)
Rivalidade com o Internacional
A rivalidade construída entre Grêmio e Internacional é destaque não só no Brasil, mas um dos maiores clássicos da história do futebol mundial. Jogos emocionantes, disputas acirradas e brigas por títulos fazem parte deste duelo.
Títulos mais marcantes
Mundial de 1983
Com Renato Gaúcho em alto nível, o Grêmio conquistou o seu título mais importante em 1983, após a vitória sobre o Hamburgo, da Alemanha, por 2 a 1. Portaluppi foi responsável por marcar um dos gols que deu a taça do Mundial de Clubes para o Imortal.
Libertadores de 2017
Em final épica contra o Lanús, da Argentina, o Grêmio faturou o tricampeonato da Libertadores e a conquista, que teve Luan como ‘Rei da América’, marcou o retorno do Tricolor gaúcho como um dos grandes clubes do futebol sul-americano.