Futebol
Flávio Prado elege time mais ‘vazado’ do futebol brasileiro: “Contratou um X9”
Comentarista da Jovem Pan relembra diversas notícias internas de clube que vieram a público recentemente
Há 3 minutos
Futebol
Cruzeiro tropeça e Fernando Diniz assume mal momento: “Tudo tem limite”
Há 13 horas
Futebol
Milton Neves, Velloso e Casagrande cravam time que deu passo maior que a perna no Brasil
Há 20 horas
Futebol
Roger Flores antecipa técnico com riscos de demissão no Brasil
Há 21 horas
JOGOS DO CRUZEIRO
Ver todas as partidas-
Libertadores 2x Campeão
-
Recopa 1x Campeão
-
Brasileirão Série A 4x Campeão
-
Copa do Brasil 6x Campeão
-
Supercopa do Brasil 1x Campeão
-
Brasileirão Série B 1x Campeão
-
Campeonato Mineiro 38x Campeão
Conheça a história e principais informações do Cruzeiro
Fundação
O Cruzeiro foi fundado em 2 de janeiro de 1921 com o nome de Società Sportiva Palestra Italia, por uma colônia italiana de Belo Horizonte. Em 1942, trocou o nome por imposição do Governo Federal, que proibiu na época qualquer referência a Alemanha, Itália e Japão, consideradas nações inimigas do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
Principais ídolos
Tostão
Eduardo Gonçalves de Andrade, conhecido como Tostão, chamava atenção pela sua elegância e habilidade com a bola, que agitavam os torcedores do Cruzeiro. Um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos defendeu a Raposa de 1964 a 1971 e esteve presente no time que conquistou o título da Taça Brasil, com direito a goleada sobre o Santos de Pelé na final.
Dirceu Lopes
Dirceu Lopes, ou o Príncipe, conhecido pela técnica apurada e visão de jogo, formou ao lado de Tostão uma dupla histórica no Cruzeiro. Na Raposa, foi protagonista dos títulos da Taça Brasil de 1966 e da Libertadores de 1976.
Raul Plassmann
Raul Plassmann, ex-goleiro, defendeu o Cruzeiro por 13 temporadas seguidas e entrou para história ao imortalizar a ‘camisa amarela’ que usava enquanto estava na Raposa. As boas atuações fizeram com que ele fosse considerado o ‘talismã’ da torcida cruzeirense.
Joãozinho
João Soares de Almeida Filho, o Joãozinho, foi responsável por marcar o gol histórico do Cruzeiro na vitória sobre o River Plate na final da Libertadores de 1976. Chamado também de ‘Bailarino da Toca’, o ex-jogador conquistou oito títulos com a camisa do time mineiro.
Alex
Alex também está entre os maiores ídolos da história do Cruzeiro e foi um dos responsáveis pela tríplice coroa conquistada pela equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo em 2003. O ex-jogador esteve no elenco que faturou o Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e o Brasileirão.
Torcida
Segundo dados da AtlasIntel, os torcedores do Cruzeiro são em torno de 11,6% milhões, fazendo com o que o time fique entre as 10 maiores torcidas do futebol brasileira. Dentre as organizadas mais conhecidas está a Máfia Azul.
Momentos marcantes
O maior campeão da Copa do Brasil
O Cruzeiro é o maior campeão da Copa do Brasil com seis títulos conquistados: 1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018. Na última conquista, a Raposa superou o Corinthians com vitória nos dois jogos e se manteve entre os gigantes do futebol brasileiro.
Rivalidade com o Atlético-MG
Duas grandes potências de Minas Gerais, Cruzeiro e Atlético-MG protagonizam uma das maiores rivalidades do Brasil.
A Tríplice Coroa
Em 2003, o Cruzeiro viveu um dos momentos mais importantes de sua história: a conquista da Tríplice Coroa, após levantar a taça do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão. Alex foi o grande nome daquele time e brilhou com golaços e assistências, enquanto Vanderlei Luxemburgo comandou a equipe.
Títulos mais marcantes
Taça Brasil de 1966
Para levar a Taça Brasil de 1966, o Cruzeiro precisou de um feito difícil na época: superar o Santos de Pelé. A primeira conquista nacional do clube marcou o início de uma ‘Era de Ouro’ para o time mineiro.
Libertadores de 76
Na grande decisão da Copa Libertadores de 76, a Raposa venceu o River Plate, da Argentina, por 3 a 2. O gol do título foi marcado por Joãozinho, ídolo da equipe mineira, de falta.