APOSTE NA PRÓXIMA PARTIDA
Futebol
Craque Neto detona técnico “incompetente” no Brasileirão: “Ia apanhar de mim”
Apresentador fez questão de reprovar comportamento visto em partida do campeonato
Há 28 minutos
DESTAQUE
Mauro Beting indica status de Gabigol que pode garantir sucesso no Cruzeiro
Há 8 horas
Futebol
Arana, do Atlético-MG, manda recado ao Cruzeiro: “Pode se preparar”
Há 2 dias
DESTAQUE
Luxemburgo aponta técnico “manjado” no Brasileirão: “Não é novidade”
Há 2 dias
JOGOS DO CRUZEIRO
Ver todas as partidas-
Libertadores 2x Campeão
-
Recopa 1x Campeão
-
Brasileirão Série A 4x Campeão
-
Copa do Brasil 6x Campeão
-
Supercopa do Brasil 1x Campeão
-
Brasileirão Série B 1x Campeão
-
Campeonato Mineiro 38x Campeão
Conheça a história e principais informações do Cruzeiro
Fundação
O Cruzeiro foi fundado em 2 de janeiro de 1921 com o nome de Società Sportiva Palestra Italia, por uma colônia italiana de Belo Horizonte. Em 1942, trocou o nome por imposição do Governo Federal, que proibiu na época qualquer referência a Alemanha, Itália e Japão, consideradas nações inimigas do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
Principais ídolos
Tostão
Eduardo Gonçalves de Andrade, conhecido como Tostão, chamava atenção pela sua elegância e habilidade com a bola, que agitavam os torcedores do Cruzeiro. Um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos defendeu a Raposa de 1964 a 1971 e esteve presente no time que conquistou o título da Taça Brasil, com direito a goleada sobre o Santos de Pelé na final.
Dirceu Lopes
Dirceu Lopes, ou o Príncipe, conhecido pela técnica apurada e visão de jogo, formou ao lado de Tostão uma dupla histórica no Cruzeiro. Na Raposa, foi protagonista dos títulos da Taça Brasil de 1966 e da Libertadores de 1976.
Raul Plassmann
Raul Plassmann, ex-goleiro, defendeu o Cruzeiro por 13 temporadas seguidas e entrou para história ao imortalizar a ‘camisa amarela’ que usava enquanto estava na Raposa. As boas atuações fizeram com que ele fosse considerado o ‘talismã’ da torcida cruzeirense.
Joãozinho
João Soares de Almeida Filho, o Joãozinho, foi responsável por marcar o gol histórico do Cruzeiro na vitória sobre o River Plate na final da Libertadores de 1976. Chamado também de ‘Bailarino da Toca’, o ex-jogador conquistou oito títulos com a camisa do time mineiro.
Alex
Alex também está entre os maiores ídolos da história do Cruzeiro e foi um dos responsáveis pela tríplice coroa conquistada pela equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo em 2003. O ex-jogador esteve no elenco que faturou o Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e o Brasileirão.
Torcida
Segundo dados da AtlasIntel, os torcedores do Cruzeiro são em torno de 11,6% milhões, fazendo com o que o time fique entre as 10 maiores torcidas do futebol brasileira. Dentre as organizadas mais conhecidas está a Máfia Azul.
Momentos marcantes
O maior campeão da Copa do Brasil
O Cruzeiro é o maior campeão da Copa do Brasil com seis títulos conquistados: 1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018. Na última conquista, a Raposa superou o Corinthians com vitória nos dois jogos e se manteve entre os gigantes do futebol brasileiro.
Rivalidade com o Atlético-MG
Duas grandes potências de Minas Gerais, Cruzeiro e Atlético-MG protagonizam uma das maiores rivalidades do Brasil.
A Tríplice Coroa
Em 2003, o Cruzeiro viveu um dos momentos mais importantes de sua história: a conquista da Tríplice Coroa, após levantar a taça do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão. Alex foi o grande nome daquele time e brilhou com golaços e assistências, enquanto Vanderlei Luxemburgo comandou a equipe.
Títulos mais marcantes
Taça Brasil de 1966
Para levar a Taça Brasil de 1966, o Cruzeiro precisou de um feito difícil na época: superar o Santos de Pelé. A primeira conquista nacional do clube marcou o início de uma ‘Era de Ouro’ para o time mineiro.
Libertadores de 76
Na grande decisão da Copa Libertadores de 76, a Raposa venceu o River Plate, da Argentina, por 3 a 2. O gol do título foi marcado por Joãozinho, ídolo da equipe mineira, de falta.