Futebol
Com dois a mais e zagueiro rival no gol, Botafogo perde e deixa G4 do Cariocão
Glorioso teve um gol anulado e pressionou até o final, mas não conseguiu um resultado melhor, mesmo em vantagem numérica
Há 21 minutos
Futebol
Botafogo encaminha contratação de zagueiro do Ceará; veja valores
Há 43 minutos
Futebol
Botafogo fica perto de contratar Wendel, do Zenit; veja detalhes do negócio
Há 2 horas
Futebol
Sormani crava cinco “times prontos” no futebol brasileiro em 2025
Há 3 horas
JOGOS DO BOTAFOGO
Ver todas as partidas-
Brasileirão Série A 2x Campeão
-
Brasileirão Série B 2x Campeão
-
Campeonato Carioca 21x Campeão
-
Torneio Rio-São Paulo 4x Campeão
Conheça a história e principais informações do Botafogo
Fundação
Em 1º de julho de 1894, na Praia de Botafogo, era fundado o Club de Regatas Botafogo, uma homenagem para a enseada do bairro onde competiam os barcos de remo. Em 1904 nascia o futebol do clube: o Botafogo Football Club. Na fusão, anos depois, surgiu o Glorioso: o Club de Regatas Botafogo, um dos clubes mais tradicionais do Brasil. As décadas de 50 e 60 marcam algumas épocas de ouro da equipe.
Principais ídolos
Nilton Santos
Nilton Santos, que só vestiu duas camisas na carreira, do Botafogo e da seleção brasileira, está entre os maiores ídolos da história do clube. O lateral-esquerdo ficou conhecido pela sua habilidade na marcação forte e precisão nos passes. Conquistou inúmeros títulos importantes pelo Botafogo, entre eles dois Torneios Rio-São Paulo e quatro Cariocas. O estádio onde o Glorioso manda os seus jogos leva o nome de Nilton Santos em homenagem ao ídolo.
Garrincha
Manuel Francisco dos Santos, apelidado de ‘Garrincha’ e conhecido como O “Anjo de Pernas Tortas”, é um dos maiores jogadores de todos os tempos e faz parte da história do Botafogo. Marcado pelos dribles desconcertantes, com a camisa alvinegra, conquistou títulos importantes como, por exemplo, dois Torneios Rio-São Paulo (62 e 64) e três Cariocas (57, 61 e 62).
Jairzinho
Jair Ventura Filho, o Jairzinho, atuava na ponta-direita e também faz parte do hall das lendas alvinegras. O Furacão conquistou mais de dez títulos com a camisa do Botafogo, entre eles o Torneio Rio-São Paulo, 64 e 68; o Brasileiro, 68; e o Campeonato Carioca, 67 e 68.
Túlio Maravilha
Túlio Humberto Pereira Costa, conhecido como Túlio Maravilha, é sinônimo de gol na história do futebol brasileiro. O ex-jogador foi o grande nome da conquista do Botafogo no Campeonato Brasileiro de 1995.
Loco Abreu
Washington Sebastián Abreu Gallo, famoso como Loco Abreu, entrou entrou para a história do Botafogo na conquista do Campeonato Carioca de 2010. O uruguaio marcou o gol de cavadinha sobre o Flamengo, no Maracanã, e caiu nas graças da torcida alvinegra.
Torcida
O Botafogo tem cerca de 6,2 milhões de torcedores, de acordo com pesquisa feita pela AtlasIntel, e, com isso, o time carioca entra no top-10 de maiores torcidas do futebol brasileiro. Entre as organizadas do Glorioso, destaque para a Fúria Jovem, que foi fundada em 2001.
Momentos marcantes
Décadas de 50 e 60
Ao lado do Santos, o Botafogo viveu ‘dias de glória’ e dominava o futebol do país nas décadas de 50 e 60. Nomes como Nilton Santos, Garrincha, Jairzinho e Gerson faziam parte da escalação do time.
A Dupla Dinâmica: Garrincha e Didi
Garrincha e Didi encantaram não só os torcedores do Botafogo, mas por onde passaram com passes e dribles precisos
Títulos mais marcantes
Taça Brasil de 1968
A conquista da Taça Brasil, em 1968, colocou de vez na história a ‘geração de ouro’ formada pelo Botafogo e colocou o Glorioso em desta como um dos maiores times do Brasil.
Brasileirão de 1995
A dupla formada por Túlio Maravilha e Donizete Pantera comandou a conquista do Botafogo pelo título do Brasileirão em 1995, que foi por muito tempo o único título do Campeonato Brasileiro na história do clube. Na disputa da final, pelo placar agregado de 3 a 2, o time carioca levou a melhor contra o Santos e saiu com a taça.
Carioca de 2010
Ídolo do clube, Loco Abreu fez o gol histórico da cavadinha que garantiu ao Botafogo a conquista do Campeonato Carioca em 2010 contra o arquirrival Flamengo que, na época, era o atual campeão do Brasileirão.