
Jogadores do Botafogo festejam títulos da Libertadores e do Brasileirão (Vítor Silva/Botafogo)
O Botafogo festejou a sua primeira Libertadores em 2024, além de celebrar o título do Brasileirão Série A. Contudo, iniciou muito mal a atual temporada, ao perder a Supercopa Rei e a Recopa Sul-Americana, além de amargar uma nona colocação entre 12 times do Campeonato Carioca.
Os torcedores botafoguenses temem que o Glorioso perca o prestígio no cenário sul-americano, caso fracasse também nas principais competições de 2025. Pelo menos para um jornalista equatoriano, as glórias do time da Estrela Solitária já foram esquecidas.
Flamengo foi o primeiro time citado
O repórter Sergio Basantes, da RCD Sports, não incluiu o Botafogo em seu top-5 particular de times do futebol brasileiro.
Ao responder a pesquisa proposta pela ESPN, o representante da mídia do Equador citou primeiramente o Flamengo. Na sequência, classificou o Palmeiras em segundo lugar.
A relação foi completada, pela ordem, com Corinthians em terceiro completando o pódio. Por fim, o São Paulo foi o quarto e o Fluminense fechou a lista em quinto.
Botafogo ficará mais de um mês sem jogar
Depois da nova derrota por 2 a 0 para o Racing na final da Recopa Sul-Americana no Engenhão em 27 de fevereiro, o Botafogo acabou tendo uma folga forçada no calendário.
Fora das finais do Campeonato Carioca, o Glorioso retornará apenas no próximo dia 29 de março, pela estreia do Brasileirão Série A contra o Palmeiras fora de casa.
No confronto marcado para o Allianz Parque, o Fogão irá estrear o técnico português Renato Paiva. Ex-Bahia, o treinador chega para ser o sucessor de seu compatriota Artur Jorge.
Nos primeiros jogos do ano, o Botafogo foi comandado interinamente por Carlos Leiria e Cláudio Caçapa.