Incisivo nas opiniões, Fábio Sormani elegeu no programa “Opinião Placar” desta quinta-feira (23), Gilmar como o melhor goleiro de todos os tempos no futebol brasileiro. A opinião foi manifestada quando ele mandava um abraço para Emerson Leão, figura que também foi marcante seja por clubes ou seleção.
Apesar da forte admiração por Leão, inclusive o colocando no pódio dos melhores, o jornalista foi direto ao cravar o icônico goleiro da seleção brasileira, do Santos e Corinthians, como diferenciado e a principal referência na posição.
“Pra mim (o melhor da história) é o Gilmar, bicampeão do mundo, mas o Leão está no top-3. Ele tinha uma personalidade muito forte. Em 70, quem me contou isso foi Félix, quando o Leão foi convocado por Zagallo, ele chegou dizendo ‘agora sim a seleção tem um goleiro’”, afirmou Sormani.
Números impressionantes
Ao longo de sua carreira, Gilmar ostentou índices sólidos defendendo as cores do Corinthians e do Santos. No Timão, o arqueiro jogou de 1951 a 1961, enquanto atuou pelo Peixe de 1962 a 1969, período em que se consagrou na seleção brasileira.
No escrete canarinho, o goleiro disputou três edições de Copa do Mundo, se sagrando bicampeão do mundo com os títulos de 1958 e 1962, onde foi titular absoluto. No Mundial de 1966, já em reta final de carreira, ele atuou em duas partidas. Defendendo a seleção, Gilmar ainda jogou quatro edições de Copa América (1953, 1956, 1957 e 1959).
Sormani elege dois melhores depois de Pelé
Nostálgico e incisivo nos comentários, Sormani ainda definiu Ronaldinho Gaúcho e Neymar como os dois maiores jogadores do Brasil após Pelé, destacando a genialidade da dupla.
A opinião em questão foi manifestada em meio aos comentários sobre a polêmica quem foi melhor entre Neymar e Rivaldo, ascendida após declaração do atacante do Al-Hilal e resposta do pentacampeão.
Na avaliação de Sormani, o atual camisa 10 da seleção leva a melhor no embate direto, embora o ex-jogador também tenha suas virtudes e marcado época no futebol mundial.