O futebol do Japão sempre abriu suas portas para os brasileiros, especialmente desde a sua profissionalização, nos anos 90. Mais um dos atletas do país a tentar sua sorte na Ásia será o atacante Rafael Furtado.
O jogador, que chegou a ter passagem pelo Atlético-MG, assinou contrato com o Sagamihara, clube que jogará nesta temporada a J-League 3, a terceira divisão do futebol local. O brasileiro contou sobre tal experiência de jogar pela primeira vez na carreira no futebol asiático.
“Estou muito feliz com essa oportunidade no Sagamihara. Quando essa chance surgiu, aceitei prontamente. É uma excelente oportunidade de explorar um novo mercado e disputar novas competições. Estou empolgado e espero corresponder dentro de campo, ajudando o time, marcando gols e contribuindo para alcançar os objetivos da equipe”, disse Rafael Furtado.
Passagens na Europa
Antes de rumar para o Japão, o atacante brasileiro estava na Bulgária, onde defendia o Krumovgrad. Além da equipe búlgara, teve experiências em Portugal (Académica), Boston City, Sampaio Corrêa, Confiança, Santa Cruz. Também incluindo a sua passagem pelo Atlético-MG e o Paraná, onde começou a carreira
De início, Rafael Furtado está buscando se adaptar ao ritmo do futebol japonês, vendo um estilo baseado em velocidade mas sem demandas maiores na forma física como em outras ligas. Esperando pela chance de jogar, o atacante analisou as diferenças entre os países.
“O futebol daqui é bem dinâmico. Já percebi nos treinamentos que é de muita velocidade, intensidade e movimentação. No entanto, não é tão físico quanto é no Brasil e na Europa. Estou animado com a chance de jogar a temporada em um novo mercado e vivenciar uma cultura diferente. Isso me motiva ainda mais”, comentou.