A Williams oficializou, nesta quarta-feira (22), a contratação de Oliver Turney para a temporada 2025 da Fórmula 1 (F1). O britânico vai exercer o cargo de piloto de testes e desenvolvimento da escuderia chefiada por James Vowles.
“Estou muito feliz por me juntar à equipe. É uma honra ter a chance de fazer parte deste time tão histórico e bem-sucedido”, iniciou Turney.
“Há muito tempo admiro a Williams e ver Damon Hill ganhar a F1 foi um momento que me inspirou, quando comecei minha carreira no kart”, acrescentou.
“A ambição e a determinação que impulsionam este projeto são incrivelmente inspiradoras. Estou animado com o desafio que temos pela frente: trazer a equipe de volta ao topo”, prosseguiu.
De acordo com informações oficiais, o trabalho de Turney é contribuir no acúmulo de informações que ajudem Carlos Sainz e Alex Albon, pilotos titulares da Williams.
“É um privilégio trabalhar ao lado deles. Eu os considero dois dos melhores pilotos da categoria. Estou ansioso para usar minha experiência e colaborar com o time a fim de melhorar o desempenho do veículo”, prosseguiu.
Turney tem histórico vencedor e experiência na F1
O automobilista passou os últimos 15 anos como piloto de testes e desenvolvimento da McLaren, atual campeã de construtores da F1.
Apesar disso, se manteve em atividade dentro das pistas. Turney venceu a tradicional corrida 24 Horas de Le Mans e venceu o Autosport BRDC, prêmio que destaca jovens pilotos.
“Estamos muito felizes em recebê-lo no time. Ele traz uma vasta experiência e conhecimento que serão inestimáveis para nosso crescimento à medida que nos fortalecemos em todos os níveis”, comemorou Sven Smeets, diretor esportivo da Williams.
“Um piloto de testes e desenvolvimento é crucial para nossa jornada rumo ao sucesso”, finalizou o dirigente.