Nesta quarta-feira (22), aconteceu o primeiro clássico paulista da temporada, com Santos e Palmeiras se enfrentando na Vila Belmiro. E o Verdão de Abel Ferreira levou a melhor, vencendo a partida de virada pelo placar de 2 a 1, com gols de Thalys e Richard Ríos, enquanto Guilherme marcou a favor do Peixe.
A equipe santista terminou a primeira etapa em vantagem, mas no segundo tempo o time alvinegro sentiu o cansaço enquanto o rival cresceu de produção e dominou a etapa complementar, conseguindo o triunfo de forma merecida.
Sobre o jogo – Santos 1 x 2 Palmeiras
Primeiro tempo equilibrado
O clássico teve uma primeira etapa sem grandes emoções e com os dois times tendo diversos erros de finalização. A melhor oportunidade do Palmeiras foi em um chute de Richard Ríos
Já o Santos contou com um pouco de sorte para abrir o placar, já que a cobrança de falta de Guilherme desviou na mão de Thalys para abrir o placar para os donos da casa aos 35 minutos.
Verdão volta melhor na segunda etapa
Com as entradas de Rômulo e Marcos Rocha nos lugares de Giay e Felipe Anderson ainda no intervalo, o Palmeiras veio em busca do empate, começando o segundo tempo oferecendo perigo ao goleiro Gabriel Brazão, com direito a bola na trave em finalização de Estêvão. O domínio alviverde se traduziu em empate na Vila Belmiro, com Thalys, de cabeça, empatando o clássico aos 22 minutos.
Após a igualdade o clássico ficou mais aberto, com espaços em campo para os dois times, mas sem obrigar grandes defesas por parte dos goleiros.
O cenário de empate parecia definido, mas nos acréscimos uma finalização de fora da área de Richard Ríos garantindo a virada do Palmeiras,
Destaques da partida
Pelo lado do Santos o principal nome foi o atacante Guilherme, que chegou ao seu quarto gol no Campeonato Paulista, assumindo a artilharia isolada do Campeonato Paulista.
Por outro lado, o Palmeiras teve como principais jogadores Thalys e Richard Ríos, autores dos gols da virada na Vila Belmiro.
Mais informações do Santos
A derrota em casa já liga o sinal de alerta para o Peixe, que teve problemas para vencer o Mirassol na primeira rodada e empatou com a Ponte na segunda rodada.
A chance de recuperação no Paulistão será no próximo sábado (25), quando o clube irá encarar o Velo Clube, que perdeu seus três jogos no estadual, fora de casa, às 18h30.
Mais informações do Palmeiras
Com os três pontos fora de casa, o Verdão se mantém invicto no estadual, com sete pontos em três jogos. A equipe de Abel Ferreira termina a quarta-feira na liderança do Grupo D, que será mantida em caso de tropeço do São Bernardo para o Mirassol na próxima quinta-feira (23).
Já na próxima rodada, o compromisso será em casa, no sábado (25), encarando o Mirassol às 20h30.
FICHA TÉCNICA
Santos 1 x 2 Palmeiras – 3ª rodada Campeonato Paulista
Data e horário: 22/01/2025, às 21h30 (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, Santos- SP
Escalações
Santos: Gabriel Brazão; Leo Godoy, João Basso (Luan Peres), Zé Ivaldo e Escobar; João Schmidt (Hayner), Diego Pituca, Soteldo e Thaciano (Lucas Braga e depois Rincón); Luca Meirelles (Wendel Silva) e Guilherme
Técnico: Pedro Caixinha
Palmeiras: Weverton; Giay (Marcos Rocha), Naves, Murilo e Vanderlan; Fabinho (Atuesta), Richard Ríos e Maurício (Allan); Felipe Anderson (Rômulo), Estêvão e Thalys (Luighi)
Técnico: Marcelo Cabo
Gols
Santos – Guilherme (35′ do primeiro tempo)
Palmeiras – Thalys (22’segundo tempo) e Richard Ríos (46′ segundo tempo)
Cartões Amarelos
Santos – Leo Godoy
Palmeiras – Murilo