Um dos principais árbitros do Brasil, Raphael Claus esteve no podcast “Ticaracaticast”, onde falou sobre futebol e sobre a sua profissão.
Então, questionado em relação a uma possível mudança na regra do impedimento para privilegiar sair mais gols nas partidas, Claus entende que não seria algo benéfico.
Na opinião dele, a graça do futebol é justamente sair poucos gols, o que da mais chance de zebra. Se começar a ter muitas bolas na rede, ele entende que fica algo mais previsível.
“Isso é um pensamento meu, mas se começar a sair muitos gols, vai perder a magia do futebol. Vai passar a ser igual a outros esportes, igual ao basquete, vôlei, onde o favorito dificilmente perde. Se sair muitos gols, o favorito dificilmente perde. Agora, quando você joga por uma bola, tem mais zebras”, opinou.
Exemplos de zebra no futebol
Na sequência, Claus relembra de favoritos que sofreram no ano passado no futebol brasileiro, além de citar o campeonato estadual como exemplo.
“É só ver como é o futebol, o Atlético-MG foi finalista da Libertadores, da Copa do Brasil e quase caiu no Brasileiro. O Fluminense, campeão da libertadores, quase caiu. O futebol gera isso porque nem sempre o favorito ganha.”
“Você tem a possibilidade de um time do interior, que joga só o Campeonato Paulista, ganhar de um grande”, completou.
Fifa leva isso em consideração
Por fim, o árbitro entende que a Fifa resiste em fazer essas mudanças porque deve pensar em manter essa imprevisibilidade do futebol.
“Então, a Fifa pensa muito nisso quando vai alterar uma regra. Se começar a sair 10 gols por jogo, dificilmente um time do interior vai jogar com um time grande e vai ser 5 a 5. Ganha de 1 a 0 no máximo, tomando sufoco”, finalizou Raphael Claus.