Gil deixou de lado a aposentadoria para seguir no Santos na disputa da temporada 2025 do futebol brasileiro. No entanto, pouco tempo depois de tal decisão, há a chance de uma mudança abrupta na vida do zagueiro, segundo aponta o Uol Esporte.
O defensor passou a ser sua situação incerta no Peixe nos últimos dias. Tal alteração de panorama se deu muito por conta de uma possível inadequação do atleta ao esquema defensivo que Pedro Caixinha deseja implementar no time, ao qual não estaria acostumado.
Nos treinos, Caixinha pede que o time jogue em marcação alta e com velocidade para fechar espaços e acompanhar os adversários, até mesmo correndo para trás para os perseguir em jogadas mais rápidas. Algo bem diferente da que se acostumou durante 2024, quando Fábio Carille comandava o Alvinegro Praiano, e na qual teve bom desempenho.
Houve conversas entre o treinador e o zagueiro, mas a avaliação interna é que, na lista de zagueiros aos quais o comandante tem disponível no elenco do Santos, Gil seria a ‘última opção’, tanto que não foi relacionado para a estreia do Peixe no Paulistão, diante do Mirassol.
Saída pode acontecer
Tal situação deixaria margem até para que o defensor deixe a Vila Belmiro, mesmo tendo renovado seu contrato. A decisão ainda não foi firmada pelo atleta e dependeria dos planos de Caixinha para os próximos jogos, além do interesse de outros times.
Ao menos há a visão de que, se Gil acabar não jogando mais pelo Santos, um novo nome para a zaga será contratado. O setor foi um dos que ganhou mais atenção da diretoria, ainda mais com a saída de Jair para o Botafogo, com duas contratações feitas, as de Luisão e Zé Ivaldo.