Romário celebrou o feito expressivo do América-RJ na Copinha. Pela primeira vez, o clube garantiu vaga na segunda fase do torneio, sendo o vice-líder do Grupo 14 com seis pontos. Neste cenário, o trabalho feito na base, segundo o presidente, mostra o ímpeto em recolocar um dos times mais tradicionais do Rio de Janeiro no patamar mais alto possível.
“Essa classificação foi histórica. É a oitava oportunidade que o América-RJ disputa a Copinha. Infelizmente, nunca tinha passado para a outra fase. Essa é a primeira vez. Eu acredito que isso é resultado de frutos que a gente começou a colher desde o ano passado.”, disse Romário, em entrevista ao SporTV.
“Eu tenho certeza que, ao longo dos anos, a gente vai poder rever o América-RJ no seu devido lugar.”, acrescentou.
Medida de Romário no América-RJ
Assim como no profissional, Romário vetou chuteiras coloridas na Copinha. Explicando o motivo da decisão, o Baixinho avalia que os jovens precisam ganhar destaque apenas pelo futebol em campo. Agora, na sequência do torneio, o América-RJ tem uma pedreira pela frente, já que o Cruzeiro será o adversário no mata-mata.
“Sempre joguei com chuteira preta e fui contrário a chuteiras de outras cores. Acho que o futebol tem que ser mostrado com sua técnica, na forma de jogar.”
“Principalmente esses jovens até 20 anos, no meu entendimento, eles têm que primeiro mostrar quem são pelo futebol e não serem conhecidos pela chuteira, seja ela rosa, abacate, qualquer cor. Por isso a determinação, e não só na Copinha. É desde janeiro do ano passado. O bom é que as pessoas estão falando dos jogadores agora, e não das chuteiras que eles usam.”, justificou.
Expectativa para 2025
Sem o acesso, o América-RJ segue na Série A2 do Campeonato Carioca. Apesar disso, Romário possui otimismo de que o clube vai subir à elite estadual para, em 2026, disputar o torneio com Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo.
“Eu sou presidente do América-RJ, que vai disputar ano que vem a Série A2 do Campeonato Carioca. A gente está tentando fazer um time melhor e a expectativa é que vai ser bem diferente.”, relatou Romário, em entrevista no Prêmio Fui Clear.
“Neste ano, eu acredito que as coisas possam dar resultado e a gente possa ser campeão da Série A2 para, em 2026, a gente disputar a Série A junto com Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense.”, concluiu.