PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Palmeiras, Ponte Preta e mais: como o Grupo D chega para o Paulistão

Palmeiras, Ponte Preta e mais: como o Grupo D chega para o Paulistão

Grupo tem o Verdão como grande favorito e o Velo Clube, que retorna à primeira divisão depois de 46 anos

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
Veiga e Estêvão celebram gol pelo Brasileirão (Cesar Greco/Palmeiras)

Veiga e Estêvão celebram gol pelo Brasileirão (Cesar Greco/Palmeiras)

Atual tricampeão do Campeonato Paulista, o Palmeiras é novamente um dos grandes favoritos ao título. Neste ano, o Verdão é cabeça de chave do grupo D, que conta também com Ponte Preta, São Bernardo e Velo Clube.

A grande novidade é o Velo Clube, time da cidade de Rio Claro, que volta a jogar a Série A1 do Paulistão após 46 anos. O Velo foi campeão da segunda divisão do ano passado e retorna à elite depois de muito tempo. O grande objetivo do clube, porém, é não ser rebaixado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Como chega o Palmeiras

O Verdão entra 2025 prometendo estar mais forte do que em 2024, após terminar a temporada sem título de expressão. Sendo assim, o clube promete reforços, até porque tem a disputa do Mundial de Clubes no meio do ano.

Até agora, foram contratados os atacantes Facundo Torres e Paulinho. Mas, a tendência é que chegue mais gente ao longo da competição. Vale destacar que Paulinho não joga o Paulista por conta de uma lesão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Por outro lado, quem deve estar motivado para uma “last dance” é Estêvão, que já está vendido ao Chelsea. Tirando o Mundial, na qual o título é algo distante, o Paulistão é o último torneio que ele disputará do começo ao fim pelo clube paulista.

No início, o Palmeiras deve escalar um time alternativo, o que indica que não deve se isolar na frente, mas a tendência é que se classifique sem grandes sustos.

Quem briga pela segunda vaga

A segunda vaga do mata-mata deve ficar entre Ponte Preta e São Bernardo, tendo em vista que o Velo Clube é a quarta força do grupo.

PUBLICIDADE

Ponte e São Bernardo, porém, não terminaram bem 2024. O clube de Campinas foi rebaixado para a Série C do Brasileirão. Já o time do ABC, que disputou a terceira divisão do Campeonato Brasileiro, não conseguiu o acesso e será adversário da Ponte Preta na competição nacional.

PUBLICIDADE

No ano passado, a Ponte também estava no grupo do Palmeiras e conseguiu avançar, mas nas quartas-de-final foi goleada por 5 a 1. Já o São Bernardo estava no grupo do São Paulo e não conseguiu avançar ao mata-mata por um ponto.

Para esse Paulistão, o time do ABC chega mais forte por essa segunda vaga, já que manteve a base do ano passado, enquanto a Ponte Preta teve que modificar bastante o seu elenco por ter caído de divisão no Brasileirão.

Regulamento do Campeonato Paulista

O Paulistão 2025 segue no mesmo formato dos anos anteriores, onde os times do mesmo grupo não se enfrentam na primeira fase.

Depois, o primeiro do grupo enfrenta o segundo em jogo único, na fase de quartas-de-final. Quem vencer por qualquer placar, avança à semifinal. Em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis.

PUBLICIDADE

Então, a semifinal também é disputada em jogo único, tendo apenas a final com ida e volta. Vale destacar que em nenhuma fase o time mais bem colocado tem algum tipo de vantagem.

Estreia do grupo D no Paulistão 2025:

  • 15/01 às 18h30 – Novorizontino x Ponte Preta
  • 15/01 às 18h30 – Velo Clube x Noroeste
  • 15/01 às 21h35 – Palmeiras x Portuguesa
  • 16/01 às 18h30 – Água Santa x São Bernardo
Better Collective