Depois de oficializar a contratação de Ryo Hirakawa, a Alpine garantiu a chegada de mais um reforço para a temporada 2025 de Fórmula 1 (F1). Franco Colapinto assinou contrato de múltiplas temporadas com a equipe chefiada por Oliver Oakes e será piloto reserva juntamente com Hirakawa e o jovem Paul Aron.
“Estou super animado por me juntar à Alpine. Primeiramente quero agradecer à Williams por todo o apoio desde a academia até a corrida final, em Abu Dhabi. Eles transformaram meu sonho de correr na F1 em realidade e sempre serei grato por isso”, iniciou.
“Agora é hora de u novo capítulo e assumir esse desafio com a Alpine é realmente uma honra. Mal posso esperar para começar e ver aonde essa parceria nos levará”, acrescentou o argentino.
O consultor executivo da Alpine, Flavio Briatore, falou sobre a contratação. “Estamos muito satisfeitos por chegar a um acordo com a Williams para contratar Franco Colapinto. Claramente, ele está entre os melhores jovens talentos do automobilismo atualmente”, analisou.
Franco Colapinto se destaca na F1
O competidor estreou na principal categoria de automobilismo com a temporada 2024 já em andamento. Colapinto foi escalado para substituir Logan Sargeant. Ele marcou cinco pontos em nove provas disputadas.
“É justo dizer que sua aparição no grid da F1, no ano passado, pegou muitos de surpresa, inclusive eu. Suas performances foram muito impressionantes para um piloto novato”, elogiou Briatore.
“Estamos de olho no nosso futuro e sua contratação significa que temos um grande grupo de jovens pilotos para convocar e trabalhar no desenvolvimento da equipe para o sucesso futuro”, finalizou.
Com a chegada de Franco Colapinto, a Alpine agora tem cinco pilotos no quadro da equipe de F1. Pierre Gasly e Jack Doohan iniciam a temporada 2025 como titulares. Franco Colapinto, Ryo Hirakawa e Paul Aron são os reservas.