O Botafogo fez seu pronunciamento oficial sobre a questão relativa às notícias de que o clube teria atrasado o pagamento aos jogadores das premiações relativas a 2024, em especial da conquista da Libertadores. Em nota publicada nesta quinta-feira (9), o clube deu sua versão em relação ao caso. que evolveu até o elenco ameaçar não querer se reapresentar para os treinos.
No texto, o clube explica que o dinheiro que seria usado para a premiação dos atletas pela Libertadores caiu nas contas botafoguenses no último dia 27. E que havia colocado que o pagamento ao elenco do Glorioso seria feito em um prazo máximo de 20 dias úteis, período este que estaria de acordo com ‘práticas de mercado’
Além disto, atribuiu o problema a um ‘grupo de jogadores que não estão mais no clube’. Sem dar nomes, a nota do clube afirmou que este grupo teria pedido aumento do dinheiro da premiação pouco antes do final da temporada. Citando que o reajuste (de 25%) foi feito ‘sem base contratual’ com o acordo inicial entre diretoria e jogadores, a SAF do Botafogo declarou que tais atletas estariam ‘espalhando inverdades’ na imprensa’ por ‘ganho pessoal’ ao relatar tais fatos.
Entenda o caso
Durante a semana, foi noticiado que jogadores botafoguenses não teriam recebido valores oriundos de férias, FGTS, 13º salário e outra pendências trabalhistas, além das premiações. Posteriormente, se informou que o elenco comunicou ao CEO do clube, Thairo Arruda, que não iria se reapresentar para os treinos, no próximo dia 14, se tais débitos não fossem pagos.
Do lado do Botafogo, o clube negou as dívidas citadas, exceto pelo pagamento da premiação da Libertadores, a qual se estabeleceu que seria paga no dia 17 devido a questões de fluxo de caixa que impediram a quitação nos dias anteriores.
Confira a nota oficial do Botafogo sobre a questão dos atrasos nas premiações (extraída do site oficial do clube)
Quanto às informações veiculadas na imprensa sobre o pagamento das premiações, o Botafogo esclarece os seguintes pontos:
– A CONMEBOL repassou a premiação referente ao título da Libertadores à CBF dia 20/12. Por sua vez, a entidade brasileira encaminhou ao Clube o montante no dia 27/12 – durante período de recesso do staff financeiro e administrativo da SAF.
– O Clube vai realizar o pagamento das premiações acordadas dentro do prazo de até 20 dias úteis após o recebimento, como regem as práticas de mercado.
– É importante ressaltar que um grupo de jogadores que não está mais no elenco solicitou aumento de 25% da premiação nos últimos dias antes do término da temporada, sem base contratual alguma — na tentativa de reconfigurar um acordo há meses estabelecido. A SAF não aceitou, seguindo o que foi previamente acertado entre as partes. Hoje alguns destes mesmos ex-jogadores estão promovendo inverdades na mídia na tentativa de garantir ganho pessoal. Esperamos que a imprensa cumpra o seu papel de contenção e apuração antes de permitir que jornalistas sejam utilizados para tais propósitos.
– O Botafogo vive um momento esportivo e institucional único em sua história e segue envidando todos os esforços para continuar a trilha pelo seu caminho de vitórias.