Luciano do Valle será homenageado no interior de São Paulo. Segundo informações do jornalista Flávio Ricco, a prefeitura de Itu pretende construir um complexo esportivo que levará o nome do narrador.
Ainda de acordo com Ricco, o complexo esportivo abrangerá campo de futebol, quadra poliesportiva, pista olímpica, piscinas, ginásios para lutas, ginástica, basquete, vôlei e futsal, além de espaços para halterofilismo e atividades paralímpicas. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Instituto Luciano do Valle e a prefeitura.
Em contato com o Torcedores.com, a prefeitura de Itu confirma a existência de um projeto para o futuro complexo e promete uma divulgação ampla sobre o assunto.
Narrador é chamado de “Luciano do Vôlei”
O envolvimento de Luciano com o esporte olímpico se deu de maneira mais intensa, a partir de 1983, quando ele ajudou a organizar um amistoso entre Brasil e União Soviética em pleno gramado do Maracanã no Rio de Janeiro. A partir dessa ação, ele começou a ser chamado de “Luciano do Vôlei”.
Ele também incentivou outras modalidades como o basquete feminino com o surgimento de Hortência e Paula, que levaram o Brasil a um inédito título mundial em 1994 na Austrália.
Também pode-se destacar a atuação de Do Valle no auge do boxeador Maguila. Foi o jornalista que ajudou na promoção e organização de combates contra Evander Holyfield nos EUA para a disputa do cinturão dos pesos pesados em 1989.
A carreira de Luciano do Valle
Na mídia esportiva, o narrador começou trabalhando na Rádio Educadora de Campinas, sua cidade natal. Por lá, também esteve na Rádio Brasil.
Chegou a capital paulista, na década de 60, para integrar a Rádio Gazeta e pouco tempo depois, se transferiu para a Rádio Nacional. Na TV, seu primeiro emprego foi na Rede Globo onde ficou até o fim de 1982. Ao se desligar da Globo foi trabalhar na Record em 1983.
A partir de 1984 ele criou e ajudou a colocar no ar, o Show do Esporte na Band. A atração era exibida aos domingos com várias transmissões esportivas, durante o dia. Ainda teve duas passagens rápidas por Record (uma volta a emissora) e SBT.
Morte
Em 19 de abril de 2014, Luciano do Valle morreu aos 66 anos. O narrador chegava a Uberlândia para cobrir o jogo entre Atlético Mineiro e Corinthians, no Estádio Parque do Sabiá, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano.