Desde a aquisição da SAF por Pedro Lourenço, o Cruzeiro tem adotado uma postura agressiva no mercado, investindo em reforços desde meados de 2024 e mantendo o foco em novos nomes para 2025. Atualmente, o clube conta com seis jogadores estrangeiros, mas há indicações de que dois deles devem deixar o elenco, o que abriria até cinco vagas para novas contratações.
A regulamentação da CBF permite que até nove atletas estrangeiros sejam relacionados por jogo no futebol brasileiro. Diante desse cenário, os torcedores do Cruzeiro se perguntam: há espaço para mais contratações?
Quem são os estrangeiros do Cruzeiro?
O elenco cruzeirense conta atualmente com seis atletas nascidos fora do Brasil:
- Argentinos: Juan Dinenno, Lautaro Díaz, Lucas Romero, Álvaro Barreal e Lucas Villalba.
- Paraguaio: Fabrizio Peralta.
Com esse grupo, o Cruzeiro ainda pode contratar até três jogadores estrangeiros sem ultrapassar o limite de nove por partida.
Porém, o zagueiro Lucas Villalba, que está emprestado ao clube até o final de 2024, não deve ter seu contrato renovado. O mesmo ocorre com Álvaro Barreal, que sofreu uma grave lesão e também não terá seu vínculo estendido. Assim, o clube poderá abrir até cinco vagas para novos estrangeiros no elenco.
Cruzeiro no mercado da bola
A Raposa segue ativa no mercado e já está de olho em reforços internacionais. O principal nome em negociação é o atacante congolês Yannick Bolasie, que se destacou pelo Criciúma e está próximo de ser anunciado. Além dele, o clube monitora o atacante uruguaio Santiago Rodríguez, do New York City, e o meio-campista colombiano John Arias, atualmente no Fluminense.
Entre as contratações já confirmadas, o retorno de Dudu é a principal novidade. Além disso, o Cruzeiro mantém conversas avançadas com nomes como o zagueiro Adryelson, o atacante Gabigol e o meio-campista Eduardo.
Saídas no elenco
Para abrir espaço no elenco e viabilizar novas contratações, o Cruzeiro também promoveu mudanças significativas. Até o momento, o clube optou por não renovar os contratos de: Ramiro, Wesley Gasolina, Gabriel Grando, Rafa Silva, Barreal, Gabriel Veron, Neto Moura, Fernando Henrique, Palácios e Ian Lucas.
Além disso, negociações estão em andamento para transferências de Mateus Vital e Lucas Villalba para outros clubes, o que deve ser concretizado em breve.