Uma cena histórica de grande importância para os fãs de videogames é a imagem icônica de Ayrton Senna ostentando um troféu no formato do personagem Sonic em um pódio após uma corrida vitoriosa. Porém, este momento não foi reproduzido na recente série sobre a vida do piloto lançada pela Netflix.
A corrida foi realizada em 11 de abril de 1993; o Grande Prêmio da Europa de 1993, em Donington Park, foi onde aconteceu aquela que é considerada melhor primeira volta da história da F1, onde Senna ultrapassou Michael Schumacher (Benetton), Karl Wendlinger (Sauber), Damon Hill (Williams) e Alain Prost (Williams) durante uma chuva, no intervalo de um minuto e meio.
Apelidada de “A Volta dos Deuses”, a estratégia consolidou Ayrton Senna como um exímio piloto em pistas molhadas; seu desempenho e a reviravolta brilhante garantiram o primeiro lugar no pódio, após uma largada na quarta posição, com queda para o quinto na primeira curva.
Como o Sonic entrou na história?
O curioso momento em que Senna levanta um troféu em forma de Sonic teve relação com a SEGA, desenvolvedora do jogo que realizou uma campanha publicitária durante o evento.
A empresa também patrocinava a equipe Williams, de Alain Prost e Damon Hill, cujos carros eram estampados com imagens do personagem (que também é o mascote da SEGA) nas laterais do aerofólio traseiro e na parte de baixo do cockpit, com os pés de Sonic simulando os pés dos pilotos próximo aos pneus.
O troféu em formato de Sonic atualmente se encontra em exposição no McLaren Technology Centre, localizado em em Woking, Surrey, Inglaterra.
Senna, a série com seis episódios, está disponível no serviço de streaming Netflix. Sonic, que teve o game Sonic X Shadow Generations recentemente lançado, chega aos cinemas em sua terceira aventura em longa-metragem, no próximo dia 25 de dezembro.