O Palmeiras encerrou a sua temporada 2024 com um desempenho abaixo das expectativas da torcida. O Verdão faturou apenas o título estadual e acumulou alguns momentos tensos que marcaram o ano do clube.
Em 2024, a torcida criticou fortemente as escolhas de Abel Ferreira nas escalações e as eliminações precoces, assim como as derrotas contra times do G6. Porém, talvez as principais polêmicas do Palmeiras na temporada foram: a saída de Dudu, a cabeça de porco e alguns momentos chave do comportamento do técnico português.
Saída de Dudu
Sem dúvidas, a maior polêmica do Palmeiras em 2024 é a tortuosa saída de Dudu do elenco. O camisa 7 considerado ídolo, quase foi transferido ao Cruzeiro na janela do meio do ano. Após pressão dos torcedores, o jogador optou por permanecer, mas não teve os minutos nos gramados esperados pelo atacante.
Diante desse cenário, os representantes de Dudu chegaram a um acordo com a diretoria do Palmeiras para sua rescisão contratual. O jogador tinha contrato com o Verdão até o fim de 2025, mas as declarações negativas de Leila Pereira, a baixa utilização de Abel Ferreira e o desânimo do jogador por permanecer encerraram o vínculo. Piorando o momento, o clube optou por não realizar uma despedida à altura.
Cabeça de porco
Talvez um dos momentos mais marcantes da temporada do Palmeiras seja a derrota contra o Corinthians na Neo Química Arena pelo Brasileirão. O resultado afastou o Verdão do título e ainda rendeu diversas provocações dos rivais devido a uma cabeça de porco presente nos gramados.
Abel Ferreira
Não é incomum que o técnico português acumule algumas polêmicas durante o seu comando. Nesta temporada, Abel Ferreira foi criticado por machismo em uma entrevista coletiva, rendendo um pedido de desculpas oficial. Além disso, foi expulso por gestos obscenos no duelo contra o Botafogo na Libertadores. Por outro lado, o treinador também foi alvo de questionamentos dos torcedores e imprensa pela insistência em alguns jogadores nas suas escalações.