O Botafogo é o campeão brasileiro de 2024. O Fogão encerrou um jejum de 29 anos ao confirmar o título do Brasileirão Betano com a vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo neste domingo (8), no Engenhão.
Além disso, o Glorioso também se tornou o melhor time do returno. O time comandado por Artur Jorge atingiu 39 pontos e superou o Internacional, que liderava até a penúltima rodada.
Como o Colorado treinado por Roger Machado perdeu a terceira partida seguida ao levar 3 a 0 do Fortaleza na Arena Castelão, o time gaúcho ainda foi ultrapassado pelo Corinthians.
Com a nona vitória consecutiva que igualou um recorde de Internacional e Atlético-MG nos pontos corridos, o Timão de Ramón Díaz igualou os 37 pontos dos colorados ao bater o Grêmio por 3 a 0 na Arena, superando os gaúchos no saldo de gols.
O Palmeiras também finalizou o segundo turno somando 37, sendo o quarto colocado nos critérios. O Fortaleza fecha o top-5 do returno do Brasileirão Série A, tendo 35 pontos em 19 partidas.
O Botafogo também já havia conquistado o título simbólico do primeiro turno, ao somar 40 pontos nas primeiras 19 rodadas. O Flamengo ficou na segunda colocação com 38.
Red Bull Bragantino venceu só três jogos
Na parte de baixo da tabela, mesmo que o Red Bull Bragantino tenha escapado ao vencer seus dois últimos jogos, o Massa Bruta ainda terminou entre os quatro piores da segunda metade do Campeonato Brasileiro.
O time de Bragança Paulista abre o Z-4 do returno com 18 pontos, mesma soma do Atlético-GO, que teve duas vitórias a mais no período.
Curiosamente, o Red Bull Bragantino ganhou apenas três vezes nos 19 jogos do returno, sendo dois dos triunfos nas duas rodadas finais que salvaram a equipe.
Já três times rebaixados completaram o grupo dos quatro últimos do returno do Campeonato Brasileiro. Athletico-PR e Criciúma fizeram apenas 14 pontos, contra 12 do lanterna Cuiabá.
Classificação do returno
- Botafogo – 39 pontos
- Corinthians – 37 (saldo de gols 17)
- Internacional – 37 (saldo 15)
- Palmeiras – 37 (saldo 14)
- Fortaleza – 35
- Flamengo – 32
- Vitória – 32
- Grêmio – 30
- Fluminense – 29
- São Paulo – 27
- Vasco – 24
- Juventude – 23
- Bahia – 22
- Cruzeiro – 19
- Atlético-MG – 19
- Atlético-GO – 18
- Red Bull Bragantino – 18
- Athletico-PR – 14
- Criciúma – 14
- Cuiabá – 12